Testes de inverno, novos carros e senhoras ao volante | Fórmula E

modalidades cabeçalho

Durante a semana de 05 a 09 de novembro, os pilotos de Fórmula E regressaram à pista para fazerem os testes de inverno e conhecerem o novo GEN3 EVO.

A pista que receberia estas sessões foi mudada devido às chuvas e mau tempo que se fez sentir, passando para o Circuito de Jamara, em Madrid. Não só as equipas, mas toda a estrutura da competição, mostrou-se solidária com o que sucedeu, esperando regressar um dia, se possível, ao Circuito de Ricardo Tomo.

Mas falando dos testes, foi Mitch Evans, no seu novo Jaguar I-TYPE7, que conquistou o melhor tempo de toda a semana, com 1:27,461s. Já o campeão em título, Pascal Wehrlein, no Porsche 99X Eletric, fez o terceiro melhor tempo, com 1:27,658. O português António Félix da Costa, também da Porsche, terminou com o seu melhor tempo de 1.27.813, que o deixou na sexta posição.

Quem pouco impressionou foi a Andretti Formula E, que não chegou a nenhum primeiro lugar nas seis sessões e ficaram pela 16ª e 22ª posições, não dando um bom ar para o início da temporada.

A equipa surpresa destes testes foi a Kiro Racing Co, antiga NEON 333, que ficou muito bem posicionada. Dan Ticktum terminou na segunda posição e David Beckmann na quarta, com os melhores tempos a chegarem na última (1:27,602s) e na quarta (1:27,755s) sessões, respetivamente.

Outro novo nome no paddock é a Lola Yamaha ABT Formula E Team, a antiga ABT Cupra. Não mostrou grande força e competição, ao acabarem na 13ª posição, com Zane Maloney e na 20ª com Lucas Di Grassi.

Já a Maseratti, que trocou a sua dupla de piloto da temporada passada por Stoffel Vandoorne e Jake Hughes, ficou na melhor posição de oitavo com o piloto belga. Já o britânico terminou na 11ª posição.

Já no último dia de destes, completamente dedicado às senhoras, tivemos sete membros da F1 Academy atual, uma campeã da série, uma Wild Card e vários nomes conhecidos como Jamie Chadwick, Alice Powell e Simona de Silvestro (a única piloto feminina a pontuar nesta mesma categoria). Algumas das “convocadas” pelas equipas já tinham passado pela F-E para testarem algum carro e isso deu-lhe já alguma experiência extra para o GEN3 EVO.

Quem ficou com o melhor tempo foi mesmo Abbi Pulling, pela Nissan, com 1:30,889s. Atrás da britânica terminou a tricampeã da W Serie e piloto da Jaguar nestes testes, Jamie Chadwick, com 1:31,209s e na terceira posição Bianca Bustamante, pela Neom McLaren, com 1,31,715s

Carrie Schreiner e Tatiana Calderon, ambas da Maserati, terminaram na nona e décima posição, respetivamente. Já a ex-campeão da F1 Academy, Marta Garcia, ficou na oitava posição com o Porsche; a sua colega de testes, Gabriela Jílková, não esteve tão bem, ficando pela 14ª posição.

Ella Lloyd, pela Neom McLaren, terminou o teste na sétima posição, um resultado interessante para quem vai apenas no seu terceiro ano de competição. Viu a colega de equipa a ficar no “pódio” dos tempos, porém não deixa de ser um resultado muito positivo para a britânica. Outra piloto que surpreendeu foi Miki Koyama, que testou com a Lola Yamaha e terminou na quarta posição, com um tempo de 1:31,731s.

Mas o que é um GEN3 EVO? O carro, esteticamente mantém-se igual, tal como a sua construção. O que muda é a potência que ganhou. Para a temporada 11, estes novos carros tem uma aceleração os 0 aos 100 em 1,86s, sendo 30% mais rápido que um Fórmula 1 atual e 36% mais rápido que o antigo GEN3.

Para a temporada 11 da Fórmula E, ainda há algo que falta – com a saída do Modo de Ataque, espera-se a entrada das paragens obrigatórias para recarregamento dos fórmulas. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, é um das alterações que puxa mais pela curiosidade e como as estratégias de corrida poderiam ser facilmente mudadas.

Dia sete de dezembro a Fórmula E regressa às pistas para começar o seu campeonato em São Paulo, no Brasil.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ahli oficializa médio francês por 28 milhões de euros

O Al Ahli garantiu a contratação de Enzo Millot por 28 milhões de euros. O médio francês assinou um contrato de três temporadas com o clube saudita.

Escândalo na La Liga? Equipa estreia-se sábado e só tem 10 jogadores inscritos (e nenhum é guarda-redes)

O Levante estreia-se contra o Alavés no sábado para a La Liga e apenas pode utilizar 10 jogadores no encontro. Ainda assim, a situação pode mudar nas próximas horas, de acordo com o conjunto liderado por Julián Calero.

Deportivo de La Coruña não está para brincadeiras: quer 100 milhões de euros por Yeremay Hernández e outro craque

O Deportivo de La Coruña tem pouco interesse em negociar Yeremay Hernández e David Mella, jogadores da equipa principal. Os dois jogadores somam interessados neste mercado de transferências, mas devem manter-se na Galiza.

João Mendes é reforço do Kayserispor após duas épocas no Vitória SC

João Mendes foi oficializado no Kayserispor, da Turquia, depois de duas temporadas ao serviço do Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem novidades em relação a Kerem Akturkoglu: equipa pode fazer proposta de 20 milhões de euros

Kerem Akturkoglu está a ser uma das novelas de verão deste mercado. O Besiktas está novamente interessado no extremo e pode avançar com uma proposta de 20 milhões de euros para convencer o Benfica.

Tiago Tomás fechado com o seu novo clube por 13 milhões de euros

Tiago Tomás está perto de trocar de emblema na Bundesliga. O avançado português vai ser confirmado no Estugarda. O jogador prepara-se assim para deixar o Wolfsburgo por 13 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis.

Sunderland anuncia dois novos defesas para a temporada

O Sunderland anunciou as contratações de Arthur Masuaku e Omar Alderete para o setor defensivo da equipa inglesa.