Incerteza, emoção e velocidade: eis o WRC em 2017

- Advertisement -

Para começar, falemos do tetra Campeão do Mundo: Sebéstien Ogier vai para a M-Sport – equipa que faz correr a Ford -,  no que é uma aposta por um lado surpreendente, por ir para a equipa com menos fontes financeiras, a única equipa que não é de fábrica e que, como tal, pode ter mais problemas a desenvolver o Fiesta WRC. O lado não surpreendente é a amizade que existe entre Ogier e Malcolm Wilson – dono da M-Sport -, o que podia facilitar o acordo. Mas, se há pouco escrevi que o Fiesta podia vir a não ser tão desenvolvido, a verdade é que depois de testar o Yaris WRC e o Fiesta WRC, o francês preferiu o carro da oval azul.

Na M-Sport, Ogier vai ter como colega Ott Tanak, um velho protegido de Malcolm Wilson. O estoniano é um bom piloto, apesar de inferior, por exemplo, a Andreas Mikkelsen, na minha opinião. De relembrar que o norueguês está sem equipa para 2017, como já escrevi na página 1 deste artigo. Mas, voltando à equipa que conduz os Ford, será que a M-Sport consegue lutar contra os milhões das três restantes equipas? É que a equipa continua sem patrocinador, Ogier tem o seu próprio patrocinador, mas continua a ser pouco, comparado com os restantes fabricantes.

Fonte: M-Sport
Fonte: M-Sport

Os Fiestas WRC continuarão a ser os carros mais vistos no WRC, Elfyn Evans, também ele um piloto protegido pela M-Sport, vai correr com um Fiesta igual ao dos dois homens da equipa oficial, mas os pneus serão da Dmack e não da Michelin – a marca de pneus inglesa apostou no galês para ser o seu piloto em 2017, depois de em 2016 ter sido Tanak. Na Suécia, Mads Ostberg, e no México, Martin Prokop, arrancarão com o projeto da equipa Adapta Motorsport, correndo posteriormente, a partir de França, os dois com o Fiesta WRC.

No WRC2, a M-Sport tem ainda mais dois pilotos com o seu Fiesta R5. Eric Camilli, que o ano passado estava com o WRC, e Teemo Suninen, que ficou em segundo nesta competição o ano passado com um Skoda Fabia R5, e que chegou a testar o Toyota Yaris WRC.

Devolver a glória à Ford e à M-Sport pode não ser fácil: a última vitória num rali foi em 2012, quando Latvala foi o melhor no Rali da Grã-Bretanha, o último título de pilotos foi em 1981, por Ary Vatanen – como equipa de fábrica -, e os títulos de construtores de 2006 e 2007, com o Focus WRC, já como M-Sport. Uma tarefa dura, mas possível.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Justin de Haas diz adeus ao Famalicão: «Após três anos inesquecíveis, chegou a hora de me despedir»

Justin de Haas publicou uma mensagem de despedida do Famalicão nas redes sociais. Defesa-central de 26 anos deixa o clube em final de contrato.

Sporting renova contrato de Miguel Almeida

O Sporting anunciou a renovação de contrato profissional com Miguel Almeida. O avançado jogou esta temporada pelos Sub-19 e pelos Sub-23.

Fechado: Crystal Palace já tem assegurado o sucessor de Oliver Glasner no comando da equipa

O Crystal Palace já definiu o sucessor de Oliver Glasner no comando da equipa. Pierre Sage vai ser o treinador da formação da Premier League.

Defesa-central do Sporting na lista do Liverpool para a sucessão de Ibrahima Konaté

Depois de Ibrahima Konaté abandonar o Liverpool a custo zero, Gonçalo Inácio entrou na mira dos reds para a sucessão do defesa-central francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid desmente proposta do Real Madrid por Julián Álvarez: «Nem estudamos nem avaliamos nenhuma proposta»

O Atlético Madrid emitiu um comunicado em resposta à suposta proposta de 150 milhões de euros do Real Madrid por Julián Álvarez.

Portugal perde com a Finlândia mas garante subida à Liga A da Liga das Nações

Portugal garantiu o primeiro lugar do grupo B3 da Liga das Nações. Desta forma, e apesar da derrota frente à Finlândia, a equipa das quinas conquistou a subida de divisão.

Álvaro Arbeloa abandona o comando do Real Madrid e abre a vaga para José Mourinho

O Real Madrid anunciou a saída de Álvaro Arbeloa, numa altura em que Florentino Pérez já tem um acordo fechado com José Mourinho.