Tendo a corrida chegado ao fim, foi tempo de ver os resultados. A Alpine #36 vence, assim, a primeira corrida do ano, com Matthieu Vaxiviere ao volante, André Negrão e Nicolas Lapierre como companheiros de equipa. Em segundo, nos Hypercar ficou #8 da Toyota com Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hitakawa; para fechar o pódio ficou o #708 da Glickenhaus com Romain Dumas, Olivier Pla e Ryan Briscoe.
ALPINE’S FIRST WIN IN THE HYPERCAR ERA 🏆💙#1000MSebring #AlpineEnduranceTeam pic.twitter.com/Su52DltXyV
— Alpine Endurance Team (@SignatechAlpine) March 18, 2022
Nos LMP2, foi o #23 da United Autosport que venceu a corrida. Nesse mesmo carro estava o mais jovem piloto a vencer uma corrida da WEC: Joshua Pierson, com apenas 16 anos! Ao seu lado teve Paul Di Resta e Oliver Jarvis. Em segundo, terminou a WRT com o #31 de Robin Frijns, Sean Gelael e René Rast; para terminar o pódio, a segunda equipa da WRT, a Realteam by WRT, carro #41, onde se encontra Rui Andrade, Ferdinand Habsburg e Norman Nato.
🏁🏁🏁 they have called the end to the race because of the conditions.
WE HAVE WON THE 1000 MILES OF SEBRING WITH THE #23!
Huge well done to the whole team 💪🏻 great start to the 2022 @FIAWEC season.@JoshPierson_ @ollyjarvis @PaulDiResta #BeUnited #SuperSebring pic.twitter.com/08VLUInk4A
— United Autosports (@UnitedAutosport) March 18, 2022
Para os GTE PRO, quem venceu foi o Porsche GT Team #92, com Michael Christensen ao volante e Kevin Estre. No #64 Corvette Racing, que acabou em segundo, estava Tommy Milner e Nick Tandy. Em terceiro, terminou o segundo Porsche #91 com Richard Lietz e Gianmaria Bruni. AF Corse ficaram nos últimos lugares.
#WEC – #1000MSebring has officially come to an end. Here are the #Porsche #911RSR final positions ⬇️
GTE-Pro:
P1 – No. 92 @PorscheRaces
P3 – No. 91 @PorscheRacesGTE-Am:
P3 – No. 56 @Project1_93
P4 – No. 77 @ProtonRacing
P10 – No. 88 @ProtonRacing @FIAWEC #RespectTheBumps pic.twitter.com/JzRflDylVw— Porsche Motorsport (@PorscheRaces) March 18, 2022
E, terminando as categorias, nos GTE AM, foi o Aston Martin #98 da Northwest AMR que venceu a categoria, com David Pittard, Paul Dalla Lana e Nicki Thim no carro. Em segundo, terminou o #33 da TF Sport com Marco Sørensen no comnado, Ben Keating e Florian Latorre, fazendo assim o 1-2 para a Aston Martin. Em terceiro, ficou o #56 Tewam Project 1, com Brendan Iribe, Ollie Millroy e Ben Barnicoat.
🏁 IT’S A 1-2 FINISH FOR THE VANTAGE GTE AT SEBRING. 🏆
🟡 #98 – @northwestamr – P1
🔵 #33 – @OfficialTFSport – P2
🟢 #777 – @dstation_racing – P6#AstonMartin #Vantage #WEC pic.twitter.com/PToVDXOiZ9— Aston Martin Racing (@AMR_Official) March 18, 2022
António Félix da Costa, no #38 JOTA com Will Stevens e Roberto Gonzales, terminou em sexto na categoria, enquanto Filipe Albuquerque, no #22 da United Autosport, acompanhado por Philip Hanson e Will Owen, terminou logo atrás, em sétimo.
O PILOTO DO DIA
Alpine ELF Team of @Nico_Lapierre, Matthieu Vaxiviere and @NegraoAndre win first race of 2022 WEC season in Sebring.#WEC #1000MSebring @SignatechAlpine pic.twitter.com/YC9Pgryvy9
— WEC (@FIAWEC) March 19, 2022
Matthieu Vaxiviere – O piloto francês fez quase seis horas e meia de corrida, ou seja, grande parte da mesma no carro #36 e levou-o à vitória até ao fim. Conseguiu, em conjunto com os seus colegas, a primeira vitória do WEC e a primeira da equipa. Um bom começo para a Alpine e os seus pilotos.
A DESILUSÃO DO DIA
We’re delighted to see this guy is OK. 🙏#1000MSebring #WEC #ToyotaGAZOORacing pic.twitter.com/yghtAd1Tgx
— TOYOTA GAZOO Racing WEC (@TGR_WEC) March 18, 2022
José Maria Lopes – Um erro gravíssimo que lhe custou a oportunidade de lutar pela vitória ou, pelo menos, pelo pódio. O Toyota #7 fica, assim, com um mau início de temporada, a juntar-se aos resultados menos positivos de testes e qualificação. Acima de tudo, o piloto está bem, e isso é o que interessa depois do aparatoso acidente que se assistiu.
Rescaldo de opinião de Ana Catarina Ventura
Artigo revisto por Joana Mendes