HYPERCAR / LMP2
A partir da pole e a “jogar” em casa, a Toyota não teve qualquer problema em partir nas calmas e liderar a corrida até ao fim, trocando de posições entre os dois carros, sem oportunidade para a Alpine ou Peugeot. A equipa francesa que já venceu duas corridas andou em terras de ninguém, pois não tinhas lutas sérias.
Já o Peugeot #93, para além de testar o seu protótipo, conseguiu ficar dentro do pódio em certa parte da corrida, até ter de entrar na garagem e reparar o carro. O #94 já tinha entrado antes depois de uma fuga de óleo ter começado e fumo branco sair pela traseira do 9X8. Ainda houve tempo para um erro do piloto do #93 para fazer um meio pião, sem danificar o carro.
Não houve Glickenhaus nesta corrida, e há duvida se haverá na próxima.
Domínio total por parto da Toyota, que estende a sua liderança no mundial de construtores.
The @peugeotsport 9X8 Hypercar No.94 is pushed in its garage after having encountered suspected technical problems.#WEC #6HFuji pic.twitter.com/J8v5tHvd8V
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) September 11, 2022
No caso dos LMP2, a história foi diferente, com o JOTA #38 a perder a liderança para o WRT #31 logo no início da corrida. Na mesma volta, o Algarve Pro Racing #45 cometeu um erro e abalroou o JOTA #28, que desceu posições como a vítima desse empurrão. A equipa portuguesa acabou por entrar nas boxs para reparações e levaria uma penalização pelo incidente. Não conseguiu subir mais que 34º.
O PREMA #9, que começou de nono, lutou diretamente com ambos os United Autosport, conseguindo ultrapassá-los para o terceiro lugar, bastante cedo na corrida. Acabou por perder mais lugares para o RealTeam By WRT #41 e para United Autosport #23.
Depois de ter caído imensas posições, o #28 da JOTA conseguiu fazer a sua corrida de recuperação e terminar dentro do pódio, com o #38 a não fazer melhor que segundo depois de conseguir a pole. Foi o WRT #31 que, mesmo não liderando de ponta a ponta, conseguiu manter o ritmo e liderar a corrida até ao fim.
YES TEAM!! pic.twitter.com/Pzw7QsojKK
— WRT – W Racing Team (@followWRT) September 11, 2022