A última corrida do campeonato mundial de resistência (WEC) foi ganha pelo Toyota #8, que se tornou campeão na categoria de hypercar. Na categoria de LMP2, venceu o WTR #41 que também se tornou campeão à categoria. Já nos GTE AM, que disseram o seu “adeus” definitivo, ganhou o #85 das Iron Dames que, apesar de não se tornarem campeãs à categoria – isso foi o Corvette #33 – fizeram história na modalidade.
A corrida teve momentos mais monótonos até a noite se aproximar, onde começaram a existir mais lutas e alguns erros por parte dos pilotos.
Primeira volta de trapalhadas
Há um “dizer” comum no mundo das corridas e que desta vez fará sentido no primeiro incidente de oito horas de corrida: uma corrida não se ganha no início. Mas o Cadillac #2 e alguns carros da categoria de LMP2 não entenderam essa afirmação. Na primeira curva, o carro da marca americana dá um toque no Toyota #7 depois de bloquear os pneus, deixando o líder do campeonato no último lugar da categoria; algumas curvas adiante, um toque entre o Vanwall #4 e o United #23 fez com que houvessem mais envolvidos no incidente.
A luta mais interessante: Ferrari vs JOTA
Mesmo com um início de corrida chocante, o resto da mesma demonstrou menos ação que esperado. Quem andou a luta por posição durante grande parte da mesma foi o JOTA #38 com ambos os Ferrari #50 e #51. Com António Felix da Costa ao volante, a disputa de posição com o #50 teve momentos de segurar o fôlego pelas manobras feitas pelo português. Terminaram em quarto lugar, à frente do #51 e atrás do #50.
O adeus definitivo aos GTE com vitória feminina
Na última corrida dos GTE AM, foram as Iron Dames #85 que venceram as 8h de Bahrain, depois do carro irmão Iron Lynx #45 ter-se retirado da liderança da mesma. Um feito enorme para a equipa totalmente feminina que deixa um marco histórico no mundial de resistência, tornando-se também vice-campeãs na categoria, logo atrás do campeão. Houve também lutas interessantes nos GTE (como sempre a proporcionar bom entretenimento), incluindo um toque de um Aston Martin num LMP2.
Terminada assim a temporada de 2023, o próximo ano começa já com os testes, também no Bahrain, e com presenças de “novatos” interessantes. 2024 trará mudanças nos regulamentos e teremos os novos GT3.