📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Foi na passada sexta-feira que decorreu na Faculdade de Motricidade Humana o fórum Scouting no futebol, um encontro que juntou Nuno Felix (scout FC Koln), Tomás Amaral (scout FC Eibar), José Laranjeiro (scout Sporting CP), e José Boto (chief scout SL Benfica).

O fórum teve como objetivo explicar e debater esta profissão que tem cada vez mais importância no contexto atual do futebol.

O que é o scouting?

É um nome cada vez mais ouvido no mundo do futebol e não só mas ainda é uma profissão vista por muitos com algum mistério.

O scout é o que nós chamamos de olheiro, sendo que hoje em dia é uma profissão trabalhada de uma forma diferente e que ganhou também novas visões dentro desta deste mundo.

O scout pode ser subdividido em três vertentes distintas e fundamentais numa estrutura técnica, a observação de jogadores profissionais, observação na formação e a observação de equipas adversárias.

Num exemplo prático e fictício, Rui Vitória no Benfica informa a equipa de scouting que necessita que seja contratado um defesa esquerdo para colmatar a saída do jogador titular dessa posição e indica as características chave que o jogador deverá ter. Pegando nessa informação e também em todo o know how que o scout já tem da equipa de futebol, nomeadamente a forma de jogar e o esquema tático utilizado, ele irá tentar encontrar e sugerir o jogador que seja mais adequado às exigências indicadas não só na área futebolística mas também ao nível comercial e financeiro.

Depois temos o scout da formação, o chamado caça talentos, que observa jovens desde os 8 aos 14 anos de idade. Objetivo é recrutar potenciais craques para os escalões de formação do clube. É um trabalho mais complexo comparando com a observação de jogadores profissionais pois não há uma base de dados completa para se poder trabalhar, por outro lado, a própria observação do jogador é diferente, olha-se a comportamentos diferentes e básicos como o passe e o domínio de bola.

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.

Bednarek, Francisco Moura e Borja Sainz assistiram à goleada de Portugal no Estádio do Dragão

Jan Bednarek, Francisco Moura e Borja Sainz aproveitaram para ver o duelo entre Portugal e Arménia. A seleção nacional goleou os arménios por 9-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Dragões de Ouro: Eis os nomeados para Futebolista, Atleta Modalidades de Pavilhão e Sócio do Ano

Os sócios do FC Porto irão escolher os vencedores das três categorias no Dragões de Ouro. A gala vai decorrer a 1 de dezembro, no Dragão Arena.

Pedro Proença aborda ausência de Cristiano Ronaldo e confirma luta pela redução de castigo: «Todos queremos que esteja no primeiro jogo do Mundial»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, falou dois temas relativos a Cristiano Ronaldo: ausência e castigo.

Pedro Proença comenta abraço a Roberto Martínez e diz: «Estas vitórias têm um rosto, o rosto do mister Martínez»

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, falou sobre o abraço dado a Roberto Martínez.