- Advertisement -

Foi na passada sexta-feira que decorreu na Faculdade de Motricidade Humana o fórum Scouting no futebol, um encontro que juntou Nuno Felix (scout FC Koln), Tomás Amaral (scout FC Eibar), José Laranjeiro (scout Sporting CP), e José Boto (chief scout SL Benfica).

O fórum teve como objetivo explicar e debater esta profissão que tem cada vez mais importância no contexto atual do futebol.

O que é o scouting?

É um nome cada vez mais ouvido no mundo do futebol e não só mas ainda é uma profissão vista por muitos com algum mistério.

O scout é o que nós chamamos de olheiro, sendo que hoje em dia é uma profissão trabalhada de uma forma diferente e que ganhou também novas visões dentro desta deste mundo.

O scout pode ser subdividido em três vertentes distintas e fundamentais numa estrutura técnica, a observação de jogadores profissionais, observação na formação e a observação de equipas adversárias.

Num exemplo prático e fictício, Rui Vitória no Benfica informa a equipa de scouting que necessita que seja contratado um defesa esquerdo para colmatar a saída do jogador titular dessa posição e indica as características chave que o jogador deverá ter. Pegando nessa informação e também em todo o know how que o scout já tem da equipa de futebol, nomeadamente a forma de jogar e o esquema tático utilizado, ele irá tentar encontrar e sugerir o jogador que seja mais adequado às exigências indicadas não só na área futebolística mas também ao nível comercial e financeiro.

Depois temos o scout da formação, o chamado caça talentos, que observa jovens desde os 8 aos 14 anos de idade. Objetivo é recrutar potenciais craques para os escalões de formação do clube. É um trabalho mais complexo comparando com a observação de jogadores profissionais pois não há uma base de dados completa para se poder trabalhar, por outro lado, a própria observação do jogador é diferente, olha-se a comportamentos diferentes e básicos como o passe e o domínio de bola.

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal escolhe sucessor de Darwin Núñez e trata-se de um nome de peso: valor da oferta já é conhecida

O Al Hilal está muito interessado em garantir a contratação de Ollie Watkins, ponta de lança que pertence aos quadros do Aston Villa.

Benfica: defesa central está perto da Luz e prepara-se para criar um problema

Alessandro Circati está muito perto de ser reforço do Benfica no presente mercado de transferências de verão.

Sporting em ação no mercado: leões analisam alternativa para posição carenciada

O Sporting está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo, ainda que o nome de Moncef Zekri agrade à estrutura.

Volte-face do mercado: Darwin Núñez já não vai para o Trabzonspor e tem destino quase definido (será orientado por português)

Darwin Núñez estava perto de assinar com o Trabzonspor, mas o internacional uruguaio deverá assinar com o Al Diriyah.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto leva nega por Santi Giménez: os valores da proposta apresentada pelos dragões

O FC Porto tentou a contratação de Santi Giménez nas últimas horas. O AC ilan rejeitou a proposta feita pelos dragões.

Lyon de Paulo Fonseca empata frente ao Fenerbahçe com golo de reforço: Eis os resultados de todos os jogos do play-off de acesso à...

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na Turquia diante do Fenerbahçe com um golo de Openda, deixando a eliminatória da Champions por decidir.

Antigo alvo do Benfica no mercado de inverno é oficializado no AZ Alkmaar por 4,5 milhões de euros

Stije Resink, médio apontado ao Benfica no último inverno, é agora reforço oficial do AZ Alkmaar para as próximas cinco temporadas.