- Advertisement -

Foi na passada sexta-feira que decorreu na Faculdade de Motricidade Humana o fórum Scouting no futebol, um encontro que juntou Nuno Felix (scout FC Koln), Tomás Amaral (scout FC Eibar), José Laranjeiro (scout Sporting CP), e José Boto (chief scout SL Benfica).

O fórum teve como objetivo explicar e debater esta profissão que tem cada vez mais importância no contexto atual do futebol.

O que é o scouting?

É um nome cada vez mais ouvido no mundo do futebol e não só mas ainda é uma profissão vista por muitos com algum mistério.

O scout é o que nós chamamos de olheiro, sendo que hoje em dia é uma profissão trabalhada de uma forma diferente e que ganhou também novas visões dentro desta deste mundo.

O scout pode ser subdividido em três vertentes distintas e fundamentais numa estrutura técnica, a observação de jogadores profissionais, observação na formação e a observação de equipas adversárias.

Num exemplo prático e fictício, Rui Vitória no Benfica informa a equipa de scouting que necessita que seja contratado um defesa esquerdo para colmatar a saída do jogador titular dessa posição e indica as características chave que o jogador deverá ter. Pegando nessa informação e também em todo o know how que o scout já tem da equipa de futebol, nomeadamente a forma de jogar e o esquema tático utilizado, ele irá tentar encontrar e sugerir o jogador que seja mais adequado às exigências indicadas não só na área futebolística mas também ao nível comercial e financeiro.

Depois temos o scout da formação, o chamado caça talentos, que observa jovens desde os 8 aos 14 anos de idade. Objetivo é recrutar potenciais craques para os escalões de formação do clube. É um trabalho mais complexo comparando com a observação de jogadores profissionais pois não há uma base de dados completa para se poder trabalhar, por outro lado, a própria observação do jogador é diferente, olha-se a comportamentos diferentes e básicos como o passe e o domínio de bola.

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool escapa com vitória curta no terreno do Sunderland

Na 26.ª jornada da Premier League, Virgil Van Dijk voltou a ser herói no triunfo do Liverpool sobre o Sunderland por uma bola a zero.

Real Sociedad leva a melhor sobre o Athletic na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei

A Real Sociedad venceu pela margem mínima na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei frente ao Athletic. Gonçalo Guedes assistiu o golo da vitória.

Celtic vence Livingston com final dramático e Rangers escorrega: Eis os resultados do dia da Liga Escocesa

O Celtic venceu em casa o Livingston por 2-1 na jornada 26 da Liga da Escócia. Rangers empatou 1-1 na casa do Motherwell.

Bayern Munique garante passagem às meias-finais da Taça da Alemanha com triunfo sobre o RB Leipzig

O Bayern Munique recebeu e bateu o RB Leipzig por duas bolas a zero nos quartos-de-final da Taça da Alemanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City derrota Fulham de Marco Silva: eis os resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o Fulham de Marco Silva por 3-0 na jornada 26 da Premier League. Antoine Semenyo marcou e assistiu.

Bayern Munique faz primeiros contactos com defesa-central do Manchester City

John Stones está perto de terminar o contrato com o Manchester City e o Bayern Munique já iniciou as negociações com o inglês.

Ángel Alarcón dedica golo a Samu Aghehowa na estreia a marcar pelo Utrecht

Ángel Alarcón estreou-se a marcar pelo Utrecht no encontro frente ao NEC Nijmegen e dedicou o golo ao antigo colega do FC Porto, Samu.