Água mole em pedra dura | FC Porto x Académico de Viseu FC

    Taça da Liga, Meia-final: quarta-feira, 19:45h, 25 de janeiro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO TENTA CONQUISTA DA TAÇA DA LIGA PELA ENÉSIMA VEZ

    - Advertisement -

    O jogo desta quarta-feira, em Leiria, que irá opor o FC Porto ao Académico de Viseu FC será, apesar de a contar para a Taça da Liga, de extrema importância para o FC Porto.

    Isto porque o FC Porto persegue, há anos, e com maior foco e sagacidade desde que Sérgio Conceição assumiu os destinos da equipa, o objetivo de inscrever o seu nome como vencedor da única prova do panorama nacional que nunca conquistou.

    Para além disso, numa época em que o campeonato se tem complicado devido a erros de palmatória e a um adversário muito regular, esta Final Four representa, para o FC Porto, a chance de garantir mais um título, depois da conquista da Supertaça no começo da época.

    A maioria dos adeptos portistas já estará a pensar numa possível final frente ao Sporting CP, mas o histórico azul e branco na competição e a campanha que os viseenses, desde a chegada de Jorge Costa ao cargo, têm protagonizado aconselham cautelas e foco.

    O FC Porto é favorito e está obrigado a confirmar esse mesmo favoritismo quando, por volta das 19h45, soar o apito inicial da partida. A essa hora já será conhecido o resultado da primeira meia-final e já estará definido o primeiro finalista.

    Aconteça o que acontecer na noite anterior, a vitória será de capital importância. Seja no sentido de conseguir uma imperativa presença na final ou para evitar a pressão adicional que uma eliminação frente a uma equipa de um escalão inferior pode trazer.

    O jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. No entanto, convém não desvalorizar um Académico de Viseu que nada tem a perder e que é, neste momento, uma das equipas em melhor forma e a praticar melhor futebol na segunda divisão do nosso futebol.

    Não esquecer, também, que o Académico de Viseu será, também, adversário do FC Porto nos quartos de final da Taça de Portugal. A presença em fases adiantadas em provas a eliminar e a recuperação que têm protagonizado na Liga 2, atestam bem a qualidade do trabalho da equipa e do seu treinador.

    Para o FC Porto e para Sérgio Conceição será a enésima tentativa de conquista da única prova nacional que falta ao currículo do técnico e ao palmarés do clube.

    Lá diz o ditado: Água mole em pedra dura…

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo desta quarta-feira o é o 14.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC bateu o Académico de Viseu por 3-0
    3. Nos 13 jogos anteriores, os viseenses nunca foram capazes de bater os dragões. O melhor que conseguiram foram dois empates
    4. O FC Porto é o atual 3.º classificado do campeonato. O Académico de Viseu, por seu turno, está na 5ª posição da tabela da Liga 2
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 44 golos. 39 marcados pelo FC Porto e cinco pelo Académico de Viseu
    6. É o 3.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Académico
    7. Nos dois jogos anteriores, o treinador portista venceu um e empatou outro
    8. Jorge Costa e Sérgio Conceição foram, enquanto jogadores, companheiros de equipa no FC Porto e na seleção nacional
    9. É a primeira vez que as duas equipas se defrontam em campo neutro
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes, com sete golos

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Galeno FC Porto
    Fonte: DIogo Cardoso/BnR

    Wanderson Galeno É, por esta altura, o jogador mais entusiasmante do plantel do FC Porto. Apesar de muitas vezes perdulário ou inconsequente, tem sido pela sua velocidade (com e sem bola) e pelos desequilíbrios que cria que os azuis e brancos têm sido mais capazes de ferir as equipas contrárias.

    André Clóvis Académico Viseu FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    André Clóvis – Toda a equipa do Académico de Viseu tem vindo a fazer uma temporada de bom nível. À frente da baliza, tem sido André Clovis, brasileiro já com alguma história no futebol português, a fazer a diferença. Leva 14 golos na Liga 2 e é a grande esperança viseense.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendel; Grujic, Uribe, Otávio, e Galeno; Toni Martínez e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O jogo com o Académico foi preparado exatamente da mesma forma que os jogos da Liga dos Campeões. Claro que com nuances e estratégias diferentes, mas isso é demonstrativo do respeito pelo nosso adversário de amanhã. Se correr mal não podemos recuperar, porque seremos eliminados».

    AV (4x3x3): Gril; André Almeida, Arthur Chaves, Rafael Bandeira, Igor Milioransa; Soufiane Messeguem, Famana Quizera, Christophe Nduwarugira; Jonathan Rubio, Gauthier Ott e André Clovis.

    Treinador: Jorge Costa

    «Oportunidade enorme dentro do nosso projeto e claramente este não era o nosso objetivo, mas esta participação na Final Four é a cerejinha no topo do bolo. É a oportunidade para promovermos os jogadores, para jogarmos a um nível que ainda não nos aconteceu esta época, para percebermos se temos essa capacidade e, acima de tudo, para fazermos as coisas bem feitas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Académico de Viseu FC
    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Leeds próximo de oficializar ex-Juventus

    Weston McKennie vai assinar pelo Leeds United FC até...

    Inter pensa em ex-Benfica e em português para a defesa

    Segundo Fabrizio Romano, o Inter de Milão já sonda...

    Chelsea contrata novamente no mercado francês

    Após a chegada de Benoit Badiashile, o Chelsea FC...

    Mourinho perdeu reforço sonante mas ficou a sorrir

    A AS Roma teve tudo acertado para contratar Dusan...

    Olheiro BnR | Gonçalo Borges

    Lisboeta de origem, Gonçalo Borges tem vindo passo a...
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Bola na Rede