FC Porto 3-0 Moreirense FC: Valeram Corona e os suplentes em noite de bater os dentes

    A CRÓNICA: MANTAS DO BANCO AQUECERAM OS PÉS AOS AVANÇADOS

    Novo ano, a mesma luta. A Liga não pára e FC Porto e Moreirense FC encontraram-se no Estádio do Dragão para disputar o encontro da 12.ª jornada. Para os cónegos um jogo diferente, com certeza, já que o treinador, César Peixoto, havia sido despedido no dia anterior.

    Ao contrário do que muitos previa, o Moreirense não veio ao Dragão apenas defender. Apesar de privilegiarem o aspeto defensivo, os homens de Leandro Pires procuraram sair em transições rápidas com futebol apoiado e remataram mesmo à baliza do FC Porto, só que sem perigo para Marchesín.

    Aliás, numa e noutra baliza, registaram-se poucas oportunidades de golo no primeiro tempo. A primeira deu precisamente golo: Corona combinou com Manafá e, quando foi à disputa de bola com Ferraresi, dentro de área, tocou a bola sobre o defesa, que acabou por rasteirar o mexicano. Penalti para Sérgio Oliveira e estava feito o primeiro dos dragões.

    Aos 33′, Taremi exagerou no desvio após um passe a rasgar a defesa de Sérgio Oliveira e aos 38′, o mesmo Taremi, respondeu afirmativamente a um cruzamento de Corona, mas acertou na trave, seguindo-se uma nova tentativa de Marega para uma soberba intervenção de Pasinato. O guarda-redes conseguiu, num curto espaço de tempo, levantar-se do chão e voar para impedir que o cabeceamento de Marega acabasse no fundo das redes. Vantagem mínima ao intervalo de uma primeira parte fria, quase tão fria como as minhas mãos a escrever este texto.

    Corona, Corona e mais Corona, e Taremi, por vezes. Foi por eles que passou a maior parte do perigo portista na segunda parte. Aos 49′, Taremi isolou Corona, mas o mexicano foi demasiado altruísta a tentar dar o golo a Sérgio Oliveira e Rosic cortou o esférico.

    O Moreirense não abdicava de atacar e, num contra-ataque rápido, poderia mesmo ter igualado a partida. Pasinato lançou para Yan, que desmarcou Pires. O brasileiro viu Marchesín fora de posição, cruzou ao segundo poste para Walterson, mas o 77 não chegou para desviar.

    No minuto seguinte, voltou Corona a aparecer diante de Pasinato, mas não conseguiu finalizar. Desta vez foi com os olhos na baliza, mas o guarda-redes brasileiro agigantou-se e travou o remate do extremo.

    Toni Martínez entrou para o lugar de Marega e mostrou mais trabalho que o maliano. Marcou aos 77′, mas o golo foi invalidado por fora de jogo de 3 centímetros de Taremi na jogada e, aos 87′, faturou novamente, com a ajuda de D’Alberto. Manafá cruzou, Toni Martínez rematou de forma atabalhoada, a bola desviou em D’Alberto e traiu Pasinato.

    Houve ainda tempo para Evanilson entrar e faturar. Depois de uma viragem de jogo que só a visão de jogo de Fábio Vieira permite, Sérgio Oliveira assistiu Evanilson, que, no coração da área, desviou a contar para o terceiro dos portistas.

    Numa noite fria no Dragão, os suplentes largaram as mantas e mostraram trabalho a Sérgio Conceição ao fecharem o jogo.

     

    A FIGURA

    Aos 49', Taremi isolou Corona, mas o mexicano foi demasiado altruísta a tentar dar o golo a Sérgio Oliveira e Rosic cortou o esférico.
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Tecatito Corona – O mexicano foi o jogador em maior destaque ao longo da partida, a par de Taremi. Todo o perigo causado pelo FC Porto nasceu num destes  dois jogadores, sendo Corona o mais regular na criação dos lances de maior proximidade à baliza de Mateus Pasinato.

    O FORA DE JOGO

     Nahuel Ferraresi – O defesa central do Moreirense não esteve feliz nesta noite. Além de cometer a grande penalidade que deu vantagem ao FC Porto, totalizou seis perdas de posse de bola.

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

    Os dragões optaram pelo 4-4-2, com dois extremos puros: Corona e Luis Díaz. Sérgio Conceição não quis mexer no quarteto ofensivo que deu frutos em Guimarães e a opção mostrou-se válida, já que aparecendo por dentro ou mais junto à linha, Díaz e Corona foram os que mais perigo criaram. Taremi, como habitual, apareceu em zonas de finalização mais atrasadas em relação a Marega, que foi procurado sempre na profundidade.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Marchesín (6)

    Mbemba (6)

    Diogo Leite (6)

    Zaidu (6)

    Manafá (6)

    Uribe (6)

    Tecatito (8)

    Luis Díaz (6)

    Sérgio Oliveira (7)

    Marega (5)

    Taremi (8)

    SUBS UTILIZADOS

    Toni Martínez (7)

    Evanilson (7)

    João Mário (5)

    Fábio Vieira (6)

    Romário Baró (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA – MOREIRENSE FC

    O Moreirense FC apresentou-se desinibido no Dragão e procurou sair a jogar para surpreender o FC Porto. Em 3-4-3, com o veloz Walterson na frente, os homens de Moreira de Cónegos apresentaram-se ,na construção ofensiva, com Fábio Pacheco no meio dos centrais, com os laterais bem projetados e abertos para dar largura e com os extremos a procurarem diagonais mais para dentro.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Mateus Pasinato (7)

    Rosić (5)

    Fábio Pacheco (6)

    Ferraresi (4)

    D’Alberto (5)

    Filipe Soares (6)

    Alex Soares (4)

    Abdu Conté (5)

    Yan (7)

    Pires (6)

    Walterson (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Ibrahima (5)

    Galego (5)

    Afonso Figueiredo (5)

    David Tavares (-)

    Franco (-)

     

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    FC Porto

    Bola na Rede: Hoje os suplentes deram uma boa resposta quando entraram. Qual será a importância destas soluções alternativas num mês tão preenchido como será este de janeiro?

    Sérgio Conceição: Não foi só hoje, ainda há bem pouco tempo, contra o Vitória, também deram uma boa resposta, tem sido habitual no nosso grupo os jogadores que entram darem sempre alguma coisa ao jogo. O jogo teve coisas boas e menos boas, ninguém se admiraria se houvesse mais um ou outro golo.

    Moreirense FC

    Bola na Rede: O Moreirense, apesar desta segunda mudança de treinador, está no nono lugar. Qual o segredo para esta aparente estabilidade na tabela classificativa? 

    Leandro Pires: Penso que entramos bem no jogo. Foi uma infelicidade do Ferraresi cometer a grande penalidade. Se ao intervalo estivesse 0-0, seria mais justo. Na segunda parte, tentamos a mesma dinâmica, explorar a profundidade, podíamos ter feito um golo, embora o resultado seja desajustado, não é injusto. O segredo prende-se com o o compromisso e trabalho dos jogadores, que é de enaltecer.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Pedro Pinto Diniz
    Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester City pode protagonizar troca de médios com o Nottingham Forest de Nuno Espírito de Santo ou com o Bayer Leverkusen

    O Manchester City vai avançar por um novo médio no verão. James McAtee pode, em sentido contrário, deixar os cityzens.

    Aleksandr Golovin e recusa de cumprimento por Anatoliy Trubin: «Somos atletas e não inimigos»

    Aleksandr Golovin abordou a recusa de Anatoliy Trubin de o cumprimentar. Em causa conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.