Jogo Simples #3 – Oito perguntas sobre o Tribunal Arbitral do Desporto

- Advertisement -

Jogo SimplesCatorze segundos depois, soaram os alarmes: Adrien Silva seria, ou não, jogador do Leicester City? A resposta chegou dias depois, por intermédio da FIFA – a instituição não aceitou a transferência e não, o ex-capitão do Sporting não rumaria a Inglaterra. Aliás, não rumaria a parte alguma, visto não estar inscrito nem na Liga NOS nem na Premier League. Resultado? Chamar a palco o Tribunal Arbitral do Desporto, ou TAS.

O que faz e como funciona, talvez não saiba. Mas a verdade é que este organismo tem estado cada vez mais ativo, até no nosso futebol. Jogue simples e saiba mais sobre este tribunal, numa viagem que passa pelo FC Porto, Yannick Djaló e até… Justin Gatlin.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

1.    O que é o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)?

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) – Tribunal Arbitral du Sport ou Court of Arbitration for Sport, nas suas línguas oficiais – é uma instituição independente das organizações desportivas, sediada em Lausanne, na Suiça. Tem como objetivo facilitar a resolução de disputas relacionadas com o desporto, principalmente quando estas são entre partes que não sejam do mesmo país, como federações, atletas ou clubes. O TAS foi criado em 1984 e tem cerca de 300 árbitros – entenda-se juízes – de 87 países, escolhidos pelo conhecimento especializado de arbitragem e direito do desporto. Em média, o TAS é chamado a intervir e a mediar cerca de 300 casos por ano.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5º lugar pode valer Europa: eis as contas do Famalicão e do Gil Vicente para a última jornada da Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente disputam o quinto lugar da Primeira Liga. Famalicenses com vantagem clara.

Luta pela manutenção ao rubro: eis o cenário para CD Nacional, Estrela da Amadora, Casa Pia e Tondela na última jornada

CD Nacional, Estrela da Amadora, Casa Pia e Tondela lutam pela manutenção. Conhece o cenário da última jornada da Primeira Liga.

Final dramático no Benfica x Braga: eis os 2 golos já nos últimos minutos

O Benfica empatou 2-2 com o Braga em jogo relativo à jornada 33 da Primeira Liga. Vê os golos de Jean-Baptiste Gorby e de Pavlidis.

Primeira Liga a chegar ao fim: Eis todos os jogos da última jornada

Já terminou a jornada 33 e falta assim apenas uma para terminar a Primeira Liga 2025/26. Recorda todos os jogos que ainda acontecerão.

PUB

Mais Artigos Populares

Sotiris Sylaidopoulos: «Foi um jogo muito bonito e que foi destruído hoje»

Sotiris Sylaidopoulos analisou o desfecho do duelo da 33.ª jornada da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Sporting em Vila do Conde.

Rui Borges: «Vamos perceber nos próximos dias a extensão das duas lesões»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 33.ª jornada da Primeira Liga. O Rio Ave recebeu o Sporting em Vila do Conde.

José Mourinho e o empate contra o Braga: «Grande jogo do Benfica»

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Braga. Águias empataram 2-2 com os arsenalistas na Primeira Liga.