Top 10 – Jogadores que me marcaram

[tps_title]4º Lilian Thuram[/tps_title]

thuram 4
Fonte: tntnphotos.com/

Um lateral muito bom e um central de topo. Poucos jogadores já consagrados numa determinada posição derivam para outra e ainda conseguem fazer melhor. Mas Thuram fê-lo. Discreto, inteligente e uma autêntica parede, o francês melhorou com a idade e tornou-se quase intransponível. Foi Campeão do Mundo em 1998 (dois golos à Croácia, os únicos que marcou na selecção, e Bola de Bronze do torneio), mas o Mundial de 2006 que fez foi quase perfeito.

Numa geração que conta com Maldini, Nesta e Cannavaro, será sempre discutível se Thuram era o melhor. Mas é o meu preferido, também pela atitude fora de campo. Numa era em que os futebolistas vivem muitas vezes na futilidade, Thuram destaca-se pelas visões políticas progressistas: opôs-se a Sarkozy, apoiou o casamento gay e transformou-se num activista anti-racista, tendo já inclusive vindo falar à Fundação Gulbenkian.

Numa entrevista da altura da sua vinda a Portugal explicou que ia muitas vezes falar a escolas e, a propósito dos Descobrimentos e do racismo latente na sociedade ocidental, disse qualquer coisa como isto (cito de cor): “Se eu chegasse aqui à vossa sala e, depois de abrir a porta, dissesse que vos descobri a todos, vocês concordavam? Passa-se o mesmo com os Descobrimentos. Aquilo que nos contam é a História dos vencedores”. Faz falta mais gente com este espírito crítico no futebol.

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus fecha defesa do Barcelona para a próxima época

Iñigo Martínez vai trocar o Barcelona pelo Al Nassr. Defesa-central ativou cláusula e ruma à Arábia Saudita a custo zero.

Onde e quando se joga a Supertaça Feminina entre o Benfica e o Torreense?

O Benfica vai enfrentar o Torreense para a Supertaça Feminina no Estádio António Coimbra da Mota (Estoril). Será a 7 de setembro.

Começa a Primeira Liga: Eis os onzes prováveis do Casa Pia x Sporting

O Casa Pia x Sporting abre esta noite a Primeira Liga 2025/26. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.

Já é conhecido o árbitro do Benfica x Nice para a Champions League

O Benfica x Nice joga-se a 12 de agosto para a Champions League no Estádio da Luz. Marco Guida será o árbitro da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Benjamin Sesko já está em Inglaterra para reforçar Manchester United de Ruben Amorim

O Manchester United fechou a contratação de Benjamin Sesko ao Leipzig. Avançado esloveno já está em Inglaterra.

O primeiro rugido do leão para o “tri” | Casa Pia x Sporting

Rui Borges inicia pela primeira vez uma época como treinador do Sporting, ele que substituiu João Pereira no final do ano passado.

Vasco Matos elogia exibição do Santa Clara mas deixa aviso para a segunda mão: «Não podemos facilitar»

O Santa Clara venceu o Larne por 3-0 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Conference League. Vasco Matos falou no final do jogo.