📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

4. Montpellier FC em 2011/12

Euforia inundou a cidade de Montepellier em maio de 2012 Fonte: LFP
Montpellier fez história em maio de 2012
Fonte: LFP

O campeonato francês era e continua a ser um dos que mais vencedores diferentes teve em todo o mundo. Nessa perspectiva, devem ser esperadas surpresas no topo da tabela quando o assunto é a maior competição de clubes francesa. Porém, para 2011/2012, nada disso se perspectivava. O PSG tinha-se reforçado de forma absurda e tinha de ser encarado como um seríssimo candidato ao título, sendo expectável que fosse atrás dele com a fome de quem não o conquistava há 18 anos. Havia também o Lille, campeão em título, que continuava forte, e o Marselha e o Lyon, que procuravam recuperar o caminho das conquistas.

Os dois últimos cedo ficaram pelo caminho. O PSG e o Lille foram conseguindo manter acesa a chama da luta pelo título que ambicionavam… com um intruso pelo meio – Montpellier. A equipa orientada René Girard ia dando mostras de competitividade e revelou-se um osso duro de roer frente a todos os adversários que teve pela frente, sobretudo a nível defensivo, contando com uma dupla de centrais seguríssima em Hilton e Bedimo. No meio-campo, a presença de Belhanda iluminava o processo ofensivo, que desaguava no miúdo Olivier Giroud. Uma espinha dorsal sólida que, a meio da época, fazia antever uma campanha bem sucedida. Foi muito mais que isso.

O Montpellier foi mantendo a solidez, desviando-se do foco mediático e da possibilidade de se sagrar campeão. O empate em casa, diante do Evian, a três jornadas do fim fazia antever a possibilidade dessa possibilidade ruir. Porém, o foco estava “jogo-a-jogo”, e a equipa comprovou a sua competência emocional ao vencer o Rennes, no jogo seguinte, por 2-0, num dos jogos mais complicados da época. Faltavam duas jornadas.

O jogo seguinte foi contra um rival directo. O Lille espreitava a possibilidade de reduzir a diferença para dois pontos e pressionar o adversário na última ronda. Não conseguiu. Apesar do sufoco do então campeão, o 0-0 manteve-se até ao minuto 90, altura em que uma bola rechaçada foi ter aos pés de Giroud, que pegou nela, passou por uma defesa descompensada, levou-a até à linha de fundo e serviu um menino da casa, Karim Ait-Fana, que fechou a partida e as ambições do Lille.

O último jogo, ainda encarado como se de mais um tratasse, poderia consagrar o Montpellier, bastando um empate  ou a derrota caso o PSG não vencesse o Lorient. As coisas não começara da melhor maneira na deslocação a Auxerre. Kapo inaugurou o macador aos 21 minutos. Porém, 12 minutos depois, surgiu Utaka a empatar a partida e a equipa ficou ainda mais sólida. O campeonato era cada vez menos um sonho e tornou-se realidade quando o avançado nigeriano bisou, a um quarto de hora do fim do jogo.

O 1-2 permaneceu até final e, um ano depois de ter terminado no 14.º posto, o Montpellier sagrou-se campeão francês. A 27ª equipa a consegui-lo na história da prova.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting com 3 baixas confirmadas por suspensão para o jogo da próxima jornada frente ao Casa Pia

O Sporting tem três baixas confirmadas por castigo para o jogo da próxima jornada frente ao Casa Pia: Morten Hjulmand, Maxi Araújo e Gonçalo Inácio.

Hjumand e o empate no Gil Vicente x Sporting: «Claro que não estou contente com só um ponto»

Morten Hjulmand analisou o desfecho do duelo entre Gil Vicente e Sporting. Jogo terminou empatado 1-1 na Primeira Liga.

Eis os destaques da igualdade entre Gil Vicente e Sporting

O Sporting empatou 1-1 diante do Gil Vicente, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Primeira Liga. Confira os destaques do encontro.

Bournemouth confirma contratação de Fraser Forster e empresta Julián Araujo ao Celtic

O Bournemouth confirmou a contratação do experiente Fraser Forster. Em sentido contrário, emprestou Julián Araujo ao Celtic.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica anuncia contratação de Bernardo Rodrigues

Bernardo Rodrigues foi confirmado como reforço do Benfica. O jovem avançado de 15 anos foi contratado ao Belenenses.

Brighton confirma contratação (e regresso) de Pascal Gross

Pascal Gross é reforço confirmado pelo Brighton. O médio alemão deixou o Borussia Dortmund e assinou contrato até junho de 2027.

Defrontou Portugal na final do Mundial de Sub-17 e vai ser reforço do Liverpool na próxima época

O Liverpool já fechou uma contratação para a nova temporada. Ifeanyi Ndukwe vai reforçar a equipa da Premier League no final da temporada.