Publicidade

Liga dos Campeões | O melhor XI sub-19 a jogar na fase de grupos

Marta Rebelo · 5 min

Foto: RB Salzburg

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Liga dos Campeões? Incontestavelmente, uma das nossas competições preferidas. O simples escutar da música de entrada é normalmente responsável por, no mínimo, 15 segundos de arrepios na espinha.

Os mais jovens? Naturalmente, dos que mais gostamos de ver singrar. O processo, tal como o anterior, pouco varia. O que acontece é que nunca saberemos, mas sabemos sempre que fomos nós os primeiros a encontrar aquela estrelinha no céu.

Depois, é seguir-lhes o rasto, acompanhar as pegadas de perto e sentir, ao longo do caminho, que estamos mesmo ali ao lado, prontos para estender a mão caso tropecem no relvado.

Foi por isto que decidi organizar um 11 de luxo, composto pelos miúdos que ultrapassaram a fase de “ter de comer muita sopinha” e estão, cada vez mais, a afirmar-se como autênticas estrelas cadentes no futebol mundial.

Este onze, a existir, seria o 20° mais valioso do mundo. E de fora, ficam nomes como Gavi, Yéremi Pino, Ryan Gravenberch, Tanguy Nianzou e Ilaix Moriba, entre tantos outros com enormíssimo potencial.

Bem-vindos a bordo. O foguetão prepara-se para partir. Por favor, apertem os cintos. A “Interstellar Air” deseja-vos um ótimo voo!

GUARDA-REDES

Maarten Vandevoordt – Por muito lisonjeado que fique, quando comparado a Courtois, não deixa de relembrar que a estrada é longa e que há que manter a calma.

Apesar de só ter saltado para a baliza aos 12 anos, o belga continua a demonstrar que é entre redes que se sente como um verdadeiro peixinho na água.

A Bélgica está nitidamente bem equipada para os próximos anos, pelo menos no que à posição de guardião diz respeito.

DEFESA DIREITO

Devyne Rensch – Facto: não há vitrines suficientes em Amesterdão para todos os jovens de qualidade formados no AFC Ajax.

Craque em todas as posições por onde passou, o holandês está bem é com a bola no pé. O olho de falcão e a técnica requintada fazem dele uma autêntica caixinha de surpresas para os adversários.

DEFESA CENTRAL

Ilya Zabarnyi – 2020 foi muito bom, 2021 confirmou, 2022 há de ir a meio e ele já voou.

O FC Dynamo Kyiv bem que não se importava que ele ficasse em casa para sempre, mas, a continuar a evoluir assim, dificilmente será possível manter um defesa destes na próxima época.

DEFESA CENTRAL

Josko Gvardiol – As saídas de Upamecano e Konaté deixaram marcas, as entradas de Simakan e Gvardiol trouxeram esperanças.

Fora a precipitação em algumas transições ofensivas, não vejo motivo para não se afirmar como um dos melhores centrais na Liga Alemã.

DEFESA ESQUERDO

Nuno Mendes – Peço desculpa pela ousadia, mas é mesmo preciso escrever alguma coisa?

Ladies and gentlemen, siga lá para o meio-campo.

MÉDIO CENTRO

Eduardo Camavinga – O francês que me conquistou através da felicidade com que sorri e joga.

O voo para Madrid demorou o tempo esperado, mas eu continuo definitivamente armada em mãe-galinha, sem vontade nenhuma de lhe tirar a asa de cima.

MÉDIO CENTRO

Pedri – A minha melhor amiga falou-me dele (pelo menos!) 50 vezes, até finalmente me fazer abrir a pestana.

Seja como for, estaria a mentir se dissesse que não me entristece pensar no tempo que passei sem lhe pôr a vista em cima.

Como vários costumam dizer, o menino, com a bola nos pés, é amor absoluto. Por mim, acrescenta-se uma piada fácil: a primeira marca que, daqui a uns anos, tiver a inteligência de chamar Pedri para um anúncio, pode ter a certeza que irá vender perfumes aos magotes.

MÉDIO OFENSIVO

Jamal Musiala – Andou meio “perdido”, entre o chá das cinco inglês e o glühwein alemão, mas eventualmente lá estacionou na Baviera.

A neve de Munique assenta-lhe que nem uma luva e ele, calmamente, entre os pingos da chuva, lá vai construindo aquilo que tem tudo para ser uma bela história de amor.

EXTREMO DIREITO

Jude Bellingham – Sem surpresas, assumiu a titularidade no BVB Dortmund e arrancou a época em grande estilo, fazendo as delícias de vários de nós com dribles, assistências e golos para todos os gostos.

Entretanto, descobri que tem um irmão. Será que à dupla é mais barato?

EXTREMO ESQUERDO

Ansu Fati – Um filho exemplar para ajudar o FC Barcelona a arrumar a casa.

Sorriso de criança, pés de ninja, talento estratosférico. Alguns jogadores transmitem a sensação de que jogam mais com o coração do que com qualquer outra parte do corpo e Fati, com classe e cabeça, é um deles.

AVANÇADO CENTRO

Karim Adeyemi – O Liverpool FC tem, sem dúvida, um gosto especial por recrutar ao gigante austríaco. Pudera!

A Red Bull dá-lhes asas e energia, a este, também não falta!

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Marta Rebelo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.