Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

10.

Londres 2012, Medalha de Ouro: Shelly-Ann Fraser-Pryce (JAM) – 10.75 – Quando chegámos aos Jogos de Londres, já Shelly-Ann Fraser-Pryce era um nome consagrado. Fazia parte de um conjunto de atletas jamaicanos que tinham relegado os USA para 2º plano e que dominavam agora a velocidade mundial.

Quatro anos antes, não só Bolt tinha voado para recordes mundiais nos 100 e 200 nos Jogos Olímpicos em Pequim. No feminino, o domínio jamaicano tinha sido ainda mais avassalador: das seis medalhas em jogo na velocidade mais curta (100 e 200), a Jamaica havia conquistado cinco! Em 2012 as coisas alteraram-se um pouco (Felix venceu mesmo nos 200), mas nos 100 metros, as atletas jamaicanas voltaram a superiorizar-se. Ainda que o ano anterior tenha sido um ano em cheio para a norte-americana Carmelita Jeter (coroado com a conquista do título mundial), Shelly-Ann já tinha deixado um sério aviso nos trials jamaicanos (10.70) e quando chegou aos Olímpicos de Londres conquistou mesmo o Ouro, tornando-se na 3ª atleta da história (1ª jamaicana) a conseguir defender um título olímpico de 100 metros.

Depois de em 2019 ter regressado em grande com a conquista de mais um título mundial, a jamaicana tinha elevadas expectativas de ir este ano a Tóquio fazer história e tornar-se na 1ª mulher com três títulos olímpicos de 100 metros. Em 2021, aos 34 anos, ainda irá a tempo?

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.