Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

    6. 

    Seul 1988, Medalha de Ouro: Florence Griffith-Joyner “Flo-Jo” (USA) – 10.62 – Evitámos a prova masculina, mas não o podemos fazer no feminino. A marca de Flo-Jo permanece como recorde olímpico e é a 3ª marca mais rápida da história da distância. As primeiras duas também pertencem a Flo-Jo que correu inacreditáveis 10.49 segundos nos trials norte-americanos, em Indianapolis, dois meses antes, marca que ainda é hoje, por larga margem, recorde mundial.

    A história de Flo-Jo, que se tornou na (esmagadoramente) mais rápida atleta da história no espaço de poucos meses deixa-nos desconfortáveis, não há como negar. Em 1987, aos 28 anos, a norte-americana tinha como melhor pessoal para apresentar 10.96 segundos, uma marca que a colocava como uma atleta de elite, mas nem sequer como a nata da elite, com zero títulos globais individuais para mostrar. Nos 200 metros, nunca até 1988 havia corrido mais rápido do que 21.96 segundos (baixou dos 22 apenas em 1987).

    De repente, em 1988, uma nova Flo-Jo apareceu, batendo de forma nunca antes (nem depois) vista os recordes mundiais da velocidade feminina, com 10.49 segundos aos 100 metros e 21.34 segundos (!) aos 200 metros. Enormes suspeitas adensaram-se no que diz respeito à forma como obteve tais marcas (súbitas alterações físicas na atleta não ajudaram a reduzir essas suspeitas), mas nunca foi comprovada a utilização de substâncias dopantes. A atleta nunca mais competiu depois dos Jogos de Seul, o que também não contribuiu para calar os seus críticos, que conectaram a atitude com o aumento de controlos anti doping fora de competição no pós-Seul. Flo-Jo faleceu muito cedo, aos 38 anos, e as dúvidas sempre pairarão no ar.

    O desempenho de Flo-Jo nessa tarde foi impressionante e nunca ninguém – nem atletas comprovadamente dopadas – conseguiram bater essa marca. Deveria ser consagrado como um momento grande da história, mas as imensas dúvidas e suspeitas que rodeiam as performances da fase final da carreira de Flo-Jo tornam-no apenas como um fantasma que assombra a velocidade feminina, lado a lado com os seus recordes mundiais. Justamente ou não, cada um tirará as suas conclusões.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.