Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

    3.

    Cidade do México 1968, Medalha de Ouro: Jim Hines (USA) – 9.95A – Jim Hines foi o primeiro homem a correr os 100 metros abaixo dos 10 segundos.

    Foi nos Nacionais norte-americanos, em Sacramento e, pouco tempo depois, foi correr em 9.95 nos Olímpicos do México, sendo este o primeiro tempo eletronicamente cronometrado abaixo da barreira dos 10 segundos. Manteve esse recorde mundial por 15 anos. Muitos atribuem essa marca e, especialmente, a durabilidade do recorde, ao facto de ter sido alcançado em altitude – aliás, a marca que o viria a ultrapassar, também seria alcançada em altitude por Calvin Smith – mas a verdade é que Jim Hines já era a grande estrela da velocidade na altura e era, com certeza, o melhor atleta do mundo nessa fase.

    Numa altura em que o mundo – e os EUA em concreto, com o assassinato de MLK poucos meses antes – viviam sob fortes tensões raciais que marcaram a década de 60, foi mais uma vez um atleta negro a bater um recorde que sempre tinha feito parte do imaginário dos velocistas pelo mundo fora. Pela primeira vez se correu abaixo dos 10 segundos e ainda hoje essa barreira psicológica é de especial importância na carreira de qualquer atleta.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica aborda lesão de Jéssica Silva

    O Benfica não poderá contar com Jéssica Silva, devido...

    FC Porto x Sporting já tem árbitro selecionado

    O FC Porto x Sporting é o jogo grande...

    Famalicão pode receber verba milionária por Jhonder Cádiz

    O Famalicão pode receber uma proposta por Jhonder Cádiz...

    Tottenham prepara saída de internacional espanhol

    O Tottenham deverá deixar sair Bryan Gil no final...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.