Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

    8.

    Atenas 2004, Medalha de Ouro: Justin Gatlin (USA) – 9.85 – Também esta foi uma final apertadíssima, que acabou por ser vencida pelo norte-americano polémico – à época ainda não tão polémico – Justin Gatlin, no seu único título olímpico da carreira. Mas mais do que os 9.85 de Gatlin, esta final é, para nós, portugueses, especial, porque foi a primeira vez que vimos um português no pódio de uma final olímpica de 100 metros.

    Nascido na Nigéria, foi no Portugal que o acolheu que Francis Obikwelu fez chegar o seu nome mais longe, elevando com ele a bandeira nacional. Não se deixou amedrontar pelos gigantes que com ele corriam e esticou-se todo na meta para alcançar a prata (em 9.86) à frente do que era, à data, o campeão olímpico, o norte-americano Maurice Greene (repetiu a marca vencedora de Sidney, com 9.87).

    Ficou próximo, Francis, de ser ele o campeão olímpico. Ficará para sempre aquela sensação na garganta do 2º lugar, mas esta foi muito mais uma prata conquistada do que um ouro perdido. História foi feita e é de recordar e recordar.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.