Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

    1.

    Berlim 1936, Medalha de Ouro: Jesse Owens (USA) – 10.3 – Muitos já conhecem a história de Jesse Owens – e nós também lá iremos, mais aprofundadamente, num artigo futuro – e é incontornável que faça parte desta restrita lista.

    Nuns Jogos Olímpicos utilizados pela propaganda Nazi para mostrar o poderio germânico e a superioridade da raça ariana, Jesse Owens fez mais pela igualdade e contra a discriminação do que o próprio COI tinha tido coragem de fazer. Em três dias consecutivos, o norte-americano venceu os 100 metros, o salto em comprimento e os 200 metros, sendo que esta prova foi a primeira em que alcançou o Ouro.

    O feito terá deixado visivelmente irritado Adolph Hilter, mas o que poucos comentam é que Owens sempre se sentiu ainda pior tratado no seu próprio país e pelo seu presidente, onde a igualdade entre etnias ainda era uma enorme utopia. Por tudo o que esta vitória significou, mas também pela facilidade com que Owens espalhou magia, com a sua elegância e técnica de corrida, será sempre uma corrida para a história.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.