Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

1.

Berlim 1936, Medalha de Ouro: Jesse Owens (USA) – 10.3 – Muitos já conhecem a história de Jesse Owens – e nós também lá iremos, mais aprofundadamente, num artigo futuro – e é incontornável que faça parte desta restrita lista.

Nuns Jogos Olímpicos utilizados pela propaganda Nazi para mostrar o poderio germânico e a superioridade da raça ariana, Jesse Owens fez mais pela igualdade e contra a discriminação do que o próprio COI tinha tido coragem de fazer. Em três dias consecutivos, o norte-americano venceu os 100 metros, o salto em comprimento e os 200 metros, sendo que esta prova foi a primeira em que alcançou o Ouro.

O feito terá deixado visivelmente irritado Adolph Hilter, mas o que poucos comentam é que Owens sempre se sentiu ainda pior tratado no seu próprio país e pelo seu presidente, onde a igualdade entre etnias ainda era uma enorme utopia. Por tudo o que esta vitória significou, mas também pela facilidade com que Owens espalhou magia, com a sua elegância e técnica de corrida, será sempre uma corrida para a história.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

Ricardo Velho pode deixar Farense e rumar à La Liga

O Celta de Vigo está interessado em Ricardo Velho. Guarda-redes de 26 anos não deverá ficar no Farense para a Segunda Liga.

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

10 golos em 2 jogos: Liverpool goleia Athletic e depois vence pela margem mínima no mesmo dia

O Liverpool jogou esta segunda-feira com o Athletic Club por duas ocasiões. Reds ganharam os dois jogos particulares.