Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

8.

Atenas 2004, Medalha de Ouro: Justin Gatlin (USA) – 9.85 – Também esta foi uma final apertadíssima, que acabou por ser vencida pelo norte-americano polémico – à época ainda não tão polémico – Justin Gatlin, no seu único título olímpico da carreira. Mas mais do que os 9.85 de Gatlin, esta final é, para nós, portugueses, especial, porque foi a primeira vez que vimos um português no pódio de uma final olímpica de 100 metros.

Nascido na Nigéria, foi no Portugal que o acolheu que Francis Obikwelu fez chegar o seu nome mais longe, elevando com ele a bandeira nacional. Não se deixou amedrontar pelos gigantes que com ele corriam e esticou-se todo na meta para alcançar a prata (em 9.86) à frente do que era, à data, o campeão olímpico, o norte-americano Maurice Greene (repetiu a marca vencedora de Sidney, com 9.87).

Ficou próximo, Francis, de ser ele o campeão olímpico. Ficará para sempre aquela sensação na garganta do 2º lugar, mas esta foi muito mais uma prata conquistada do que um ouro perdido. História foi feita e é de recordar e recordar.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.