As respostas a van Niekerk

- Advertisement -

Michael Norman: O líder mundial de 2018 e… com dois recordes mundiais!

Os norte-americanos não têm dúvidas: Michael Norman é o grande adversário de Wayde van Niekerk e será o primeiro homem a baixar dos 43 segundos! Parece um pouco próprio da conhecida soberba norte-americana, mas a verdade é que a temporada de Michael Norman – que faz 21 anos agora, a 3 de dezembro – foi algo verdadeiramente impressionante. E a demonstração de poder de Norman começou logo em Março, na Pista Coberta. A 10 de Março desse ano – poucos dias depois dos Mundiais Indoor de Birmingham –, Norman correu as finais dos Universitários Indoor norte-americanos em 44.52 segundos! Para quem pouco está familiarizado com as marcas da pista coberta – e basta olhar para a dimensão da pista e para o número de curvas para perceber o porquê – a marca significa um novo recorde mundial: nunca alguém havia corrido tão rápido em pista coberta! A anterior melhor marca pertencia a Kerron Clement (44.57) que em 2005 havia batido um recorde de Michael Johnson (44.63) que durava desde 1995. Mas Norman não se ficou por aí e nessa mesma noite participou na final da estafeta 4×400, que a equipa USC correu 3:00.77, a primeira vez na história que se correu abaixo dos 3:01. Por questões burocráticas – na data, Rai Benjamin, que até nasceu nos EUA, ainda não competia pela bandeira dos EUA – a marca não foi (pelo menos, à data) homologada como recorde mundial, mas é o tempo mais rápido de sempre.

Ao ar livre, Norman também impressionou e surpreendeu. Se a sua marca indoor já faria prever que o norte-americano tinha potencial para baixar “facilmente” a barreira dos 44 segundos, a verdade é que chegava à final dos Universitários com um melhor pessoal de 44.40. Na final desses campeonatos chocou o mundo e correu em 43.61, a marca que foi a líder mundial de 2018 e que o colocou como o 6º mais rápido de sempre e vejam os “monstros” à sua frente: van Niekerk, Michael Johnson, Butch Reynolds, Jeremy Wariner e Quincy Watts. Apesar da longa temporada universitária, Norman ainda teve tempo de vir à Europa estrear-se na Diamond League, participando em duas provas da distância da meia-volta à pista. Correu os 200 metros possivelmente para se testar a si próprio, mas também para não ter demasiada pressão nos seus ombros por ter a marca líder mundial dos 400. Pasmem-se: correu em 19.84 (-0.6) e 19.88 (+0.4) em Lausanne, as suas primeiras vezes (com vento legal) abaixo dos 20 segundos, num evento em que já foi campeão mundial júnior em 2016!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Subida: Eis a nova posição de Portugal no ranking europeu masculino de andebol

Portugal subiu do 7.º para o 5.º lugar no ranking europeu masculino de Andebol. Atualização após o Europeu.

FC Porto x Sporting pode estar em risco? Eis a situação

O FC Porto x Sporting pode vir a ser adiado ou atrasado, dependendo do tempo. Há muito nevoeiro no Estádio do Dragão.

Toni Kroos defende antigo colega: «Sem Cristiano Ronaldo, ninguém assistiria à Liga Saudita»

Toni Kroos falou sobre a influência de Cristiano Ronaldo no futebol da Arábia Saudita e defendeu o antigo colega do Real Madrid.

Sporting: Matheus Reis já está na Rússia

Matheus Reis já está na Rússia para reforçar o CSKA Moscovo. Defesa de 30 anos está de saída do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo termina greve e pode regressar ao ativo nos próximos dias: Conhece os detalhes

Fundo Soberano da Arábia Saudita aceitou as exigências de Cristiano Ronaldo, que deve voltar a representar o Al Nassr no dia 14 de fevereiro contra o Al Fateh.

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.

Vitória SC: Há novidades quanto às situações de Alioune Ndoye e de João Mendes

Alioune Ndoye pode estar entre as opções do Vitória SC frente ao Estrela da Amadora. João Mendes não terá lesão de maior dimensão.