Elite Cup: De girino…a Girão

- Advertisement -

A primeira edição da Elite Cup teve lugar em Coimbra, onde os oito primeiros classificados da época 2015/2016 de Hóquei em Patins “aqueceram” os motores rumo à próxima temporada. O formato da competição (jogos a eliminar, com quatro encontros por dia, desde a passada sexta-feira até ao dia de hoje, contando com as muito elogiadas novidades da contagem do tempo de ataque[45 segundos] e do aumento dos descontos de tempo[em vez de um em cada parte, pôde usar-se um desconto de tempo de um minuto e dois de meio tempo a qualquer altura do jogo]) agradou à maior parte dos intervenientes, e contou ainda com transmissão televisiva dos principais jogos, o que demonstra, de certa forma, a credibilidade dada à prova.

No primeiro dia, imperou a lei do mais forte, com os quatro primeiros classificados a superiorizar-se aos adversários que terminaram a última temporada entre o 5º e o 8º posto na tabela classificativa da 1ª Divisão de Hóquei em Patins. O Benfica ( campeão) derrotou o Turquel (8º) por  6-1, o Porto (2º) venceu o AJ Viana (7º) por 9-2, a Oliveirense (3ª) bateu o Valongo (6º) por 2-1, e o Sporting (4º) superiorizou-se ao Óquei de Barcelos (5º) por 4-1.

Os derrotados e os vencedores do dia inaugural enfrentar-se-iam no dia seguinte. Óquei de Barcelos e Juventude de Viana garantiram a disputa do 5º e 6º lugar da Elite Cup, marcada para hoje, ao baterem, respectivamente, Turquel (6-3) e Valongo (5-4), equipas que, dadas as duas derrotas, tinham as ambições limitadas ao 7º lugar da prova. Nas meias-finais, o Porto dizimou a Oliveirense por 9-3, e o Sporting, num jogo repleto de emoções e golos, venceu o Benfica por 7-6.

Domingo abriu com a disputa do 7º lugar, conquistado pelo Turquel, depois de derrotar o Valongo por 3-2. Mais tarde, o Óquei de Barcelos garantiria o 5º posto, ao derrotar o Juventude de Viana por 5-2 e, no jogo de atribuição de 3º e 4º lugar coube à Oliveirense garantir o último lugar do pódio, depois de vencer o Benfica por 6-1. Chegávamos, pois, à final do torneio, onde FC Porto e Sporting eram intervenientes, cada um à procura da vitória e do consequente embalo moral para objectivos diferentes – os dragões para tentar derrotar o campeão nacional e europeu, Benfica, na Supertaça de Óquei, que se disputa no próximo fim-de-semana, e os leões para marcarem uma posição no panorama nacional do desporto. Nenhuma das equipas abordaria, portanto, esta final, com leviandade.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha aplica nova goleada: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Marselha goleou fora o Angers por 5-2 na jornada 18 da Ligue 1. Fica com todos os resultados do dia da Liga Francesa.

A última final da CAN bienal | Senegal x Marrocos

Este sábado, no estádio Príncipe Moulay Abdellah, joga-se a final da CAN 2025, entre Senegal e Marrocos.

Real Betis ganha e pode agitar o pódio da La Liga: eis os resultados do dia

O Real Betis venceu em casa o Villarreal por 2-0 na jornada 20 da La Liga. Fica com todos os resultados do dia.

Juventus quebra série sem perder antes de enfrentar Benfica na Champions League

A Juventus perdeu fora com o Cagliari por 1-0 antes de enfrentar o Benfica na próxima jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

A simplicidade venceu a complexidade | Manchester United 2-0 Manchester City

O Manchester United, por sua vez, foi magnífico na ocupação de espaços e nas saídas rápidas, que fizeram toda a diferença no resultado.

Manchester United adiciona treinador experiente à lista de possíveis opções para o verão

O Manchester United olha com interesse para Niko Kovac. Treinador do Borussia Dortmund está na mira dos Red Devils.

Bryan Mbeumo e a saída de Ruben Amorim: «Estamos sempre unidos»

Bryan Mbeumo abordou as mudanças realizadas no Manchester United nos últimos dias, com a saída de José Mourinho.