Elite Cup: De girino…a Girão

- Advertisement -

A primeira edição da Elite Cup teve lugar em Coimbra, onde os oito primeiros classificados da época 2015/2016 de Hóquei em Patins “aqueceram” os motores rumo à próxima temporada. O formato da competição (jogos a eliminar, com quatro encontros por dia, desde a passada sexta-feira até ao dia de hoje, contando com as muito elogiadas novidades da contagem do tempo de ataque[45 segundos] e do aumento dos descontos de tempo[em vez de um em cada parte, pôde usar-se um desconto de tempo de um minuto e dois de meio tempo a qualquer altura do jogo]) agradou à maior parte dos intervenientes, e contou ainda com transmissão televisiva dos principais jogos, o que demonstra, de certa forma, a credibilidade dada à prova.

No primeiro dia, imperou a lei do mais forte, com os quatro primeiros classificados a superiorizar-se aos adversários que terminaram a última temporada entre o 5º e o 8º posto na tabela classificativa da 1ª Divisão de Hóquei em Patins. O Benfica ( campeão) derrotou o Turquel (8º) por  6-1, o Porto (2º) venceu o AJ Viana (7º) por 9-2, a Oliveirense (3ª) bateu o Valongo (6º) por 2-1, e o Sporting (4º) superiorizou-se ao Óquei de Barcelos (5º) por 4-1.

Os derrotados e os vencedores do dia inaugural enfrentar-se-iam no dia seguinte. Óquei de Barcelos e Juventude de Viana garantiram a disputa do 5º e 6º lugar da Elite Cup, marcada para hoje, ao baterem, respectivamente, Turquel (6-3) e Valongo (5-4), equipas que, dadas as duas derrotas, tinham as ambições limitadas ao 7º lugar da prova. Nas meias-finais, o Porto dizimou a Oliveirense por 9-3, e o Sporting, num jogo repleto de emoções e golos, venceu o Benfica por 7-6.

Domingo abriu com a disputa do 7º lugar, conquistado pelo Turquel, depois de derrotar o Valongo por 3-2. Mais tarde, o Óquei de Barcelos garantiria o 5º posto, ao derrotar o Juventude de Viana por 5-2 e, no jogo de atribuição de 3º e 4º lugar coube à Oliveirense garantir o último lugar do pódio, depois de vencer o Benfica por 6-1. Chegávamos, pois, à final do torneio, onde FC Porto e Sporting eram intervenientes, cada um à procura da vitória e do consequente embalo moral para objectivos diferentes – os dragões para tentar derrotar o campeão nacional e europeu, Benfica, na Supertaça de Óquei, que se disputa no próximo fim-de-semana, e os leões para marcarem uma posição no panorama nacional do desporto. Nenhuma das equipas abordaria, portanto, esta final, com leviandade.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os resultados do dia da Conference League que teve vários portugueses em ação

Mais jogos da primeira mão da primeira pré-eliminatória da Conference League. Vieirinha e Rafa Pinto estiveram em ação.

A publicação de Cristiano Ronaldo: «Portugal Sempre»

Cristiano Ronaldo fez esta quarta-feira publicação nas redes sociais. «Portugal Sempre», escreve o internacional português.

Tottenham para João Palhinha: «Farás sempre parte da nossa família»

O Tottenham despediu-se de João Palhinha. Médio português esteve emprestado pelo Bayern Munique aos Spurs em 2025/26.

De Londres para Alvalade: Jesse Derry renova pelo Chelsea antes de reforçar o Sporting

Jesse Derry renovou contrato com o Chelsea até 2032 e vai ser emprestado ao Sporting até ao fim da atual temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Concorrência de peso: Liverpool prepara proposta de 25 milhões de euros por alvo do Benfica

O Liverpool oferece 25 milhões para tentar contratar Sergio Arribas, um alvo que também está na lista de possíveis reforços do Benfica.

Red Bull prepara saída de Jurgen Klopp e pensa em ex-Benfica para o cargo

Red Bull pensa em Roger Schmidt para substituir Jurgen Klopp que está de saída para assinar pela seleção alemã.

Em canal aberto e grátis: onde ver o França x Marrocos que abre os quartos de final do Mundial 2026

França e Marrocos abrem os quartos de final do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.