Os atletas do ano de 2022 nas Modalidades

NBA

Jayson Tatum – Seja Wardell Stephen Curry a vencer o quarto anel em oito anos, ou mesmo o Most Valuable Player, Nikola Jokic (pela segunda vez), vimos vários jogadores talentosos, mas somente um pode ser considerado o Atleta do Ano.

Apesar de Nikola Jokic ter conquistado o MVP, os seus Denver Nuggets acabaram por cair na primeira ronda dos Playoffs frente aos Golden State Warriors de Stephen Curry e de maneira chocante, ao perder por 4-1.

Não podemos negar que em 72 jogos, o Joker apontou +455 em +/-, médias de 26,9 pontos, 12,7 ressaltos, 8,6 assistências e 1,5 roubos de bola por jogo, não esquecendo o registo positivo de 47 vitórias para 25 derrotas.

Há outros casos a considerar como o esloveno Luka Doncic. Ele esteve na corrida a MVP, levou a equipa à Final da Conferência Oeste, apontou um +/- de +309 e médias de 30,8 pontos, 9,1 ressaltos, 8,8 assistências e 1,3 roubos de bola por jogo.

Olhando também para o Este, temos o 2x MVP (2019 e 2020) e 1x Campeão da NBA (2021) Giannis Antetokounmpo. O “Greek Freak” possui um +/- de 262, média de 31,4 pontos, 11,5 ressaltos, 5,6 assistências e 1,1 bloqueios por jogo entre 1 de janeiro e 20 de dezembro de 2022.

Este ano ficou pela segunda ronda nas mãos dos Boston Celtics de Jayson Tatum e eis que, chegamos assim ao melhor jogador de 2022. O ano de 2022 foi dos Boston Celtics e de Jayson Tatum. O jogador que parece ter 19 anos para sempre apontou 28,8 pontos, 7,8 ressaltos, 4,6 assistências e 1 roubo de bola por jogo. Para além disso, o seu total de +/- foi de um absurdo +792, liderando a NBA inteira.

Já para não falar de que liderou a equipa à Final da NBA pela primeira vez em 12 anos (última em 2010 frente aos LA Lakers), e simultaneamente possuem o melhor registo das 30 equipas, conquistando 56 vitórias frente a 21 derrotas.

Focando apenas neste início de temporada de 2022/23, Tatum atualmente lidera o Ranking da NBA para a corrida ao Most Valuable Player da temporada, o que acaba por consolidar a posição de “Jay Smooth” como o melhor jogador de 2022.

Boston Celtics – Os Celtics iniciaram a época de 2021/2022 de uma maneira um pouco assustadora. A certa altura estavam em risco de falhar os Playoffs e a meio da temporada, com um registo de 20 vitórias e 20 derrotas, nada positivo portanto.

Todavia, na altura de janeiro, mais precisamente no início de 2022, a equipa deu a volta e de que maneira. Em 77 jogos efectuados em 2022, a equipa conta com 56 vitórias. Isto significa 72,7% de percentagem de vitória (lideram a NBA em 2022).

Mas o que justifica esta reviravolta? A resposta é simples: Ime Udoka.

O treinador demorou a instalar o sistema em Boston. A equipa até fez algumas trocas (assegurando Derrick White) e a partir daí, tudo parecia encaixar. A equipa subiu ao topo do Este (mesmo estando em décimo primeiro lugar a certa altura) e apresentou o melhor registo defensivo, ao permitir 106,2 pontos por jogo.

Através da sua estratégia defensiva, possível pela utilização de Jayson Tatum, Jaylen Brown, Robert Williams, Grant Williams, Al Horford, Derrick White e o eventual Defensive Player of The Year, Marcus Smart (primeiro guard a vencer o prémio desde Gary Payton em 1996).

A equipa defrontou nos Playoffs uns Brooklyn Nets de Kyrie Irving e Kevin Durant e acabaram por os derrotar (para não usar um termo depreciativo) por 4-0. De seguida, tinham pela frente os campeões em título, Milwaukee Bucks, acabando por vencer essa série por 4-3.

Dessa maneira, os Celtics atingiram a Final do Este e restava vencer os Miami Heat. Foi exatamente isso que fizeram, indo até Miami no jogo decisivo para vencer por 4-3 e carimbar o passaporte para a primeira final do franchise desde 2010, acabando por a perder frente aos Warriors. Essa derrota podia colocar os Warriors acima dos Celtics 2022, porém, o ano continua e desde então, os verdes perderam o treinador devido à suspensão de Ime Udoka por atitudes que quebraram as condutas da equipa. Sem o treinador, a equipa recém finalista podia ter um longo percurso a percorrer, porém, apostaram num dos treinadores assistentes, Joe Mazzula, cuja abordagem é diferente da de Ime Udoka.

De repente, os Celtics abandonaram a abordagem defensiva e apostaram num sistema ofensivo que encoraja todos a lançar vários triplos, até porque todos os jogadores da equipa são uma ameaça em qualquer setor do campo, e mesmo assim, iniciaram a nova época com um registo de 22 vitórias em 31 jogos (o segundo melhor da NBA neste momento). O ano de 2022 pertenceu aos Boston Celtics, os campeões da Conferência Este continuam no topo, sofrendo mutações constantes e algumas lesões (especialmente Robert Williams), contando com favoritos a vencer vários prémios: Jayson Tatum para MVP, Malcolm Brogdon para Most Improved Player ou Joe Mazzula para Coach of The Year.

Diogo Vieira, Filipe Torres e Marcos Brea

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

José Sá recorda Diogo Jota: «Choro por ti, pela falta que fazes e pelo vazio que vais deixar nas nossas vidas»

José Sá deixou uma mensagem para Diogo Jota nas redes sociais. Guarda-redes destaca saudade do internacional português.

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os resultados finais da Ibercup 2025

A Ibercup 2025 já finalizou mais uma edição. O torneio contou com mais de 500 equipas participantes.

Manchester United de Ruben Amorim quer médio do Valencia: Eis a situação

O Manchester United está muito interessado em contratar Javi Guerra ao Valencia. Red Devils avançam por médio.

Bruno Lage convence João Félix a regressar ao Benfica

João Félix pode regressar ao Benfica no mercado de verão. Bruno Lage, treinador das águias, terá convencido o avançado.