Os atletas do ano de 2022 nas Modalidades

    NBA

    Jayson Tatum – Seja Wardell Stephen Curry a vencer o quarto anel em oito anos, ou mesmo o Most Valuable Player, Nikola Jokic (pela segunda vez), vimos vários jogadores talentosos, mas somente um pode ser considerado o Atleta do Ano.

    Apesar de Nikola Jokic ter conquistado o MVP, os seus Denver Nuggets acabaram por cair na primeira ronda dos Playoffs frente aos Golden State Warriors de Stephen Curry e de maneira chocante, ao perder por 4-1.

    Não podemos negar que em 72 jogos, o Joker apontou +455 em +/-, médias de 26,9 pontos, 12,7 ressaltos, 8,6 assistências e 1,5 roubos de bola por jogo, não esquecendo o registo positivo de 47 vitórias para 25 derrotas.

    Há outros casos a considerar como o esloveno Luka Doncic. Ele esteve na corrida a MVP, levou a equipa à Final da Conferência Oeste, apontou um +/- de +309 e médias de 30,8 pontos, 9,1 ressaltos, 8,8 assistências e 1,3 roubos de bola por jogo.

    Olhando também para o Este, temos o 2x MVP (2019 e 2020) e 1x Campeão da NBA (2021) Giannis Antetokounmpo. O “Greek Freak” possui um +/- de 262, média de 31,4 pontos, 11,5 ressaltos, 5,6 assistências e 1,1 bloqueios por jogo entre 1 de janeiro e 20 de dezembro de 2022.

    Este ano ficou pela segunda ronda nas mãos dos Boston Celtics de Jayson Tatum e eis que, chegamos assim ao melhor jogador de 2022. O ano de 2022 foi dos Boston Celtics e de Jayson Tatum. O jogador que parece ter 19 anos para sempre apontou 28,8 pontos, 7,8 ressaltos, 4,6 assistências e 1 roubo de bola por jogo. Para além disso, o seu total de +/- foi de um absurdo +792, liderando a NBA inteira.

    Já para não falar de que liderou a equipa à Final da NBA pela primeira vez em 12 anos (última em 2010 frente aos LA Lakers), e simultaneamente possuem o melhor registo das 30 equipas, conquistando 56 vitórias frente a 21 derrotas.

    Focando apenas neste início de temporada de 2022/23, Tatum atualmente lidera o Ranking da NBA para a corrida ao Most Valuable Player da temporada, o que acaba por consolidar a posição de “Jay Smooth” como o melhor jogador de 2022.

    Boston Celtics – Os Celtics iniciaram a época de 2021/2022 de uma maneira um pouco assustadora. A certa altura estavam em risco de falhar os Playoffs e a meio da temporada, com um registo de 20 vitórias e 20 derrotas, nada positivo portanto.

    Todavia, na altura de janeiro, mais precisamente no início de 2022, a equipa deu a volta e de que maneira. Em 77 jogos efectuados em 2022, a equipa conta com 56 vitórias. Isto significa 72,7% de percentagem de vitória (lideram a NBA em 2022).

    Mas o que justifica esta reviravolta? A resposta é simples: Ime Udoka.

    O treinador demorou a instalar o sistema em Boston. A equipa até fez algumas trocas (assegurando Derrick White) e a partir daí, tudo parecia encaixar. A equipa subiu ao topo do Este (mesmo estando em décimo primeiro lugar a certa altura) e apresentou o melhor registo defensivo, ao permitir 106,2 pontos por jogo.

    Através da sua estratégia defensiva, possível pela utilização de Jayson Tatum, Jaylen Brown, Robert Williams, Grant Williams, Al Horford, Derrick White e o eventual Defensive Player of The Year, Marcus Smart (primeiro guard a vencer o prémio desde Gary Payton em 1996).

    A equipa defrontou nos Playoffs uns Brooklyn Nets de Kyrie Irving e Kevin Durant e acabaram por os derrotar (para não usar um termo depreciativo) por 4-0. De seguida, tinham pela frente os campeões em título, Milwaukee Bucks, acabando por vencer essa série por 4-3.

    Dessa maneira, os Celtics atingiram a Final do Este e restava vencer os Miami Heat. Foi exatamente isso que fizeram, indo até Miami no jogo decisivo para vencer por 4-3 e carimbar o passaporte para a primeira final do franchise desde 2010, acabando por a perder frente aos Warriors. Essa derrota podia colocar os Warriors acima dos Celtics 2022, porém, o ano continua e desde então, os verdes perderam o treinador devido à suspensão de Ime Udoka por atitudes que quebraram as condutas da equipa. Sem o treinador, a equipa recém finalista podia ter um longo percurso a percorrer, porém, apostaram num dos treinadores assistentes, Joe Mazzula, cuja abordagem é diferente da de Ime Udoka.

    De repente, os Celtics abandonaram a abordagem defensiva e apostaram num sistema ofensivo que encoraja todos a lançar vários triplos, até porque todos os jogadores da equipa são uma ameaça em qualquer setor do campo, e mesmo assim, iniciaram a nova época com um registo de 22 vitórias em 31 jogos (o segundo melhor da NBA neste momento). O ano de 2022 pertenceu aos Boston Celtics, os campeões da Conferência Este continuam no topo, sofrendo mutações constantes e algumas lesões (especialmente Robert Williams), contando com favoritos a vencer vários prémios: Jayson Tatum para MVP, Malcolm Brogdon para Most Improved Player ou Joe Mazzula para Coach of The Year.

    Diogo Vieira, Filipe Torres e Marcos Brea

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Taarabt e uma confusão com Kaká: «Pus-lhe as mãos no pescoço»

    Adel Taarabt concedeu uma entrevista à Gazzetta dello Sport....

    Plantel do Sporting valorizou mais de 100 milhões desde agosto

    O Sporting conquistou este passado domingo a Liga Portugal...

    Jonas recorda saída do Valencia: «Nuno Espírito Santo faltou-me ao respeito»

    Jonas prestou declarações ao jornal espanhol MARCA. O avançado...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.