Os 10 melhores guarda redes da história do Benfica

4.º – José Henrique

Os 10 melhores guarda redes da história do Benfica - 4.º José Henrique
Fonte: SL Benfica

José Henrique regressou ao Benfica em 1966 – havia feito parte da equipa de juniores do clube –, depois de passagens pelo Amora, Seixal e Atlético. O eterno Costa Pereira era já um veterano e o jovem José Henrique, conhecido no mundo do futebol por “Zé Gato”, pela sua notável agilidade felina, dava mostras de poder ser o seu sucessor, o que se veio a confirmar logo na época seguinte.

José Henrique foi guarda-redes do Benfica durante 13 épocas (1966-1979), titular indiscutível em nove (a partir de 1973 alternou a titularidade com Bento; até lhe passar totalmente o testemunho), vencendo oito campeonatos e três Taças de Portugal. Esteve ainda presente numa final da Taça dos Campeões Europeus (derrota 4-1, com Manchester United, após prolongamento).

Representou o Benfica em 296 ocasiões e foi internacional por Portugal 15 vezes. Após sair do Benfica, representou ainda Nacional (1979-1981) e terminou a carreira no Sp. Covilhã, em 1981/1982, na qualidade de treinador-jogador (disputou apenas dois jogos). Mais tarde, regressou ao Benfica para integrar a estrutura do clube.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.