📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores guarda redes da história do Benfica

- Advertisement -

3.º- Costa Pereira

Os 10 melhores guarda redes da história do Benfica- 3.º Costa Pereira
Fonte: Museu Cosme Damião

Os ecos das exibições de Costa Pereira ao serviço do Ferroviário de Lourenço Marques – na sua Moçambique natal – chegaram a metrópole e, sem hesitar, o Benfica contratou-o, corria o ano de 1954. Ninguém poderia imaginar, todavia, que aquele jovem, com respeitosa estampa física (1,82 metros e 83 quilos), marcaria tão profundamente uma Era, juntamente com outros nomes maiores – entre os quais os seus conterrâneos Coluna e Eusébio –, que elevou definitivamente o Benfica para o restrito lote dos maiores clubes da história do futebol.

Entre 1954 e 1967, ao longo de 13 épocas, Costa Pereira representou o Benfica em 357 ocasiões, conquistadas duas Taças dos Campeões Europeus, oito campeonatos e cinco Taças de Portugal. Foi internacional 22 vezes. Na “época d’ ouro” do Benfica, Costa Pereira teve a ainda a oportunidade de estar presente em mais duas finais da Taça dos Campeões Europeus, em 1963 (derrota 2-1, com o Milan) e em 1965 (derrota 1-0, com o inter de Milão). Foi exactamente neste último jogo, disputado em San Siro, que ficou famoso o seu “frango” e a sua lesão, que obrigou o Benfica a jogar grande parte da partida com 10 elementos e o “central” Germano na baliza. Até quando errou, Costa Pereira foi inesquecível.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.