📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 8 Revelações da Liga Portuguesa em 2019

- Advertisement -

8.

Edmond Tapsoba é, aos 20 anos, um defesa central com um potencial tremendo e as suas excelentes atuações não têm passado despercebidas além-fronteiras
Fonte: Vitória Sport Clube

Edmond Tapsoba (Vitória SC): Nascido a 2 de fevereiro de 1999 na capital política do Burquina Faso, Ouagadougou, a caminhada de Tapsoba na modalidade começou no local Salimata et Taséré Football Club (“Salitas”), uma das principais academias do país. Depois, e ainda antes de rumar a Portugal com 18 anos, teve uma breve passagem pela Union Sportive de Ouagadougou, conjunto que militava na primeira divisão do futebol burquinês.

Chegado a território luso, em julho de 2017, não tardou a impor-se nos juniores do Leixões SC, ajudando a formação matosinhense a alcançar o segundo lugar na Primeira Fase do Campeonato Nacional da I Divisão, de tal modo que em janeiro do ano seguinte seria contratado pelo Vitória SC. Ora, desde que chegou à cidade de Guimarães, Edmond tem experienciado uma rápida ascensão: após sensivelmente seis meses ao serviço da formação de sub-19 dos Conquistadores, o jovem central nascido em Ouagadougou foi promovido à equipa B, onde se afirmou como o segundo futebolista com mais minutos somados (30 jogos e sete golos marcados), na exigente Segunda Liga.

Já este verão, mereceu a confiança de Ivo Vieira, técnico da formação principal, e desde então tem vindo a deslumbrar seja na Primeira Liga, seja na Liga Europa. Assim sendo, e apesar de ser o mais jovem de entre os centrais do Vitória SC, Tapsoba é, no meu entender, o mais completo, principalmente no momento com bola. A este respeito, realce-se a sua enorme capacidade de passe que lhe possibilita completar, com sucesso, uma média de (6, 2) passes longos por jogo no principal escalão do futebol luso. Para além disso, é, geralmente, inteligente no modo como se posiciona em campo, algo que merece ser salientado, tendo em conta a sua juventude. Por fim, e por se tratar de um jogador de grande envergadura (1, 92 metros e 82 quilogramas), Tapsoba revela-se muito capaz no jogo aéreo, ganhando, em média, (61, 8%) dos duelos disputados em jogos da Liga.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.