As 8 Revelações da Liga Portuguesa em 2019

- Advertisement -

8.

Edmond Tapsoba é, aos 20 anos, um defesa central com um potencial tremendo e as suas excelentes atuações não têm passado despercebidas além-fronteiras
Fonte: Vitória Sport Clube

Edmond Tapsoba (Vitória SC): Nascido a 2 de fevereiro de 1999 na capital política do Burquina Faso, Ouagadougou, a caminhada de Tapsoba na modalidade começou no local Salimata et Taséré Football Club (“Salitas”), uma das principais academias do país. Depois, e ainda antes de rumar a Portugal com 18 anos, teve uma breve passagem pela Union Sportive de Ouagadougou, conjunto que militava na primeira divisão do futebol burquinês.

Chegado a território luso, em julho de 2017, não tardou a impor-se nos juniores do Leixões SC, ajudando a formação matosinhense a alcançar o segundo lugar na Primeira Fase do Campeonato Nacional da I Divisão, de tal modo que em janeiro do ano seguinte seria contratado pelo Vitória SC. Ora, desde que chegou à cidade de Guimarães, Edmond tem experienciado uma rápida ascensão: após sensivelmente seis meses ao serviço da formação de sub-19 dos Conquistadores, o jovem central nascido em Ouagadougou foi promovido à equipa B, onde se afirmou como o segundo futebolista com mais minutos somados (30 jogos e sete golos marcados), na exigente Segunda Liga.

Já este verão, mereceu a confiança de Ivo Vieira, técnico da formação principal, e desde então tem vindo a deslumbrar seja na Primeira Liga, seja na Liga Europa. Assim sendo, e apesar de ser o mais jovem de entre os centrais do Vitória SC, Tapsoba é, no meu entender, o mais completo, principalmente no momento com bola. A este respeito, realce-se a sua enorme capacidade de passe que lhe possibilita completar, com sucesso, uma média de (6, 2) passes longos por jogo no principal escalão do futebol luso. Para além disso, é, geralmente, inteligente no modo como se posiciona em campo, algo que merece ser salientado, tendo em conta a sua juventude. Por fim, e por se tratar de um jogador de grande envergadura (1, 92 metros e 82 quilogramas), Tapsoba revela-se muito capaz no jogo aéreo, ganhando, em média, (61, 8%) dos duelos disputados em jogos da Liga.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos e a derrota do PSG na Taça de França: «Foi antijogo do início ao fim»

Após ser eliminado pelo Paris FC na Taça de França, o avançado do PSG reagiu ao resultado e criticou a atitude dos adversários dentro de campo.

PSV ativa opção de compra e contrata Matej Kovár

Matej Kovár é reforço do PSV em definitivo. O guarda-redes de 25 anos estava emprestado pelo Bayer Leverkusen e foi agora comprado pelo clube da Eredivisie.

FC Porto avança por Roony Bardghji mas vê proposta de empréstimo rejeitada pelo Barcelona

Esta terça-feira, o Barcelona rejeitou uma proposta de empréstimo do FC Porto pelo jovem extremo sueco Roony Bardghji.

Birmingham assegura a contratação de Jhon Solis

O médio do Girona, Jhon Solis, será emprestado ao Birmingham por 500 mil euros e com opção de compra obrigatória ao fim de 11 jogos.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga disposto a superar os 5 milhões de euros para garantir antigo médio do Rio Ave

O Braga está disposto a um esforço para contar com Demir Tiknaz. Arsenalistas vão voltar a apresentar proposta ao Besiktas.

5 FC Porto x Benfica especiais da Taça de Portugal

O sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal ditou um novo embate entre FC Porto e Benfica antes da final do Jamor.

Gabriel Paulista assina pelo Corinthians e regressa ao Brasileirão

Após 15 anos no futebol europeu, Gabriel Paulista foi oficializado no Corinthians e vai voltar ao Brasileirão.