8.º – Ederson Moraes

Facebook Oficial de Ederson
Facebook Oficial de Ederson

Contratado pelo Benfica com apenas 15 anos (ao São Paulo), Ederson Moraes terminou a sua formação integrado na nova geração da Caixa Futebol Campus, onde desenvolveu todo o seu enorme potencial. Cedido ao Ribeirão (Campeonato Nacional), com apenas 17 anos, começou a provar a razão daqueles que lhe indicam um futuro ao mais alto nível. Seguiram-se três épocas ao serviço do Rio Ave, onde se confirmou como um dos melhores guardiões do campeonato português. Regressou ao Benfica na temporada transacta, com 21 anos, ficando, inicialmente, na sombra do veterano Júlio César.

A sua qualidade, capacidade de trabalho e talento, permitiram-lhe conquistar, gradualmente, espaço na equipa principal. Em 2015/2016 cumpriu 18 jogos pelo Benfica, assumindo-se, finalmente, na recta final da época, como titular absoluto. A sua ascensão foi premiada com a convocação para a selecção Olímpica do Brasil (medalha de Ouro nos “seus” Jogos), onde era apontado como titular, mas uma lesão acabou por lhe negar a presença na competição.

Cumpre, actualmente, a sua época de afirmação – e meia Europa olha-o de frente. Já conquistou um campeonato, uma Taça da Liga e uma Supertaça ao serviço do Benfica.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
Artigo anteriorO Sporting foi Rei Leão em casa!
Próximo artigoQuem tem as chaves de “El Clásico”?
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.