6.º – Jan Oblak

Facebook Oficial de Oblak
Facebook Oficial de Oblak

Oblak foi contratado pelo Benfica em 2010, com apenas 17 anos – o guarda-redes esloveno conseguira, já nessa época, e com essa idade, a proeza de conquistar a titularidade indiscutível do Olimpija Ljubljana (terminou o campeonato em 4.º lugar).

Nas três épocas seguintes, foi cedido, por empréstimo, a equipas da Liga portuguesa – Olhanense e Beira-Mar (em 2010/2011), U. Leiria (2011/2012) e Rio Ave (2012/2013) –, confirmando plenamente, ao serviço dos vila-condenses, condições para integrar o plantel do Benfica. Após vários erros de casting – com destaque para o espanhol Roberto –, o Benfica voltava, com Oblak, a contar com um guarda-redes à sua medida. O esloveno ultrapassou Artur na hierarquia e cedo confirmou as suas qualidades, dando a tranquilidade e confiança que faltavam a uma equipa que acumulava e carregava traumas recentes.

Jan Oblak fez somente 26 jogos pelo Benfica; mas venceu um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. No Verão seguinte transferiu-se para o Atlético de Madrid por 16 milhões de euros (oitavo guarda-redes mais caro de sempre), para tornar-se, logo em 2015/2016, com apenas 23 anos, o melhor guarda-redes da Liga espanhola.