Oliver Rowland venceu a última corrida em casa, em Londres, e da temporada de 2024/25, mas as atenções estão focadas no segundo lugar, Pascal Wehrlein, que se sagrou campeão com 199 pontos. Em terceiro lugar terminou Mitch Evans, que teve e abrandar para conseguir passar a meta sem nenhum tempo de Attack Mode.
TOP 5 MOMENTOS DA CORRIDA
5 – Dennis num fim de semana amaldiçoado
Foi de longe o fim de semana do ex-campeão de Fórmula E, Jake Dennis (Andretti). Se, na primeira corrida, juntou uma quantidade de penalizações por colisão, desta vez o toque com Edoardo Mortara (Mahindra) foi fatal para a sua corrida, que terminou ali. O piloto suíço não deu hipótese ao britânico de causar mais estragos e retiraram os dois logo no início.
4 – A confusão que se mantém no pelotão
Apesar das atenções focadas na dianteira da corrida, o incidente entre Daruvala e Bird chamou o Safety-Car para a pista e foi um dos motivos pelo qual as estratégias tiveram o seguimento que foi. O piloto da McLaren colocou-se lado a lado com o da Maserati e nenhum deles conseguiu fazer a cuva, ambos tendo de retirar. Apesar de tudo, Daruvala ainda conseguiu fazer algumas voltas até ter de entrar nas boxs e terminar a corrida prematuramente.
3 – Cassidy cede novamente à pressão
Em 2023, Nick Cassidy (Jaguar) estava numa posição idêntica à deste ano – podia ser campeão em Londres, numa das duas últimas corridas do campeonato. E, tal como no ano transato, o neozelandês cedeu à pressão e falhou em tornar-se campeão. Desta vez, uma má saída de curva e um toque de Max Gunther fez com que terminasse ali qualquer chance de ser campeão.
2 – O “autocarro” de Evans
Grande parte da corrida foi passada com as defesas de posição do Mitch Evans, que seguia a liderar a corrida e ninguém o conseguia ultrapassar. Mas, foi também isso que o tramou no final, ao não ativar os seus dois modos de ataque. Na última volta, teve mesmo de abrandar o seu ritmo para terminar a corrida sem ter Attack Mode ligado.
1 – O erro que custou o campeonato
Erros acontecem. Se não acontecesse, não se seria humano. Mas Evans não poderia ter falhado a ativação do DRS para, pelo menos ele, ser campeão nesta última corrida. Depois de falhar na primeira ativação, juntamente com Wehrlein, a segunda só deu oportunidade ao alemão de ganhar a posição de forma gratuita. Era o pior que podia acontecer e, por duas vezes, aconteceu.
Termina assim mais uma temporada de Fórmula E. Os testes de 2024/25 começarão em Valência, na semana de 4 a 7 de novembro, com a primeira corrida a ser em São Paulo, a 7 de dezembro.