📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

7. AZ Alkmaar FC – 2008/09

Primeiro campeonato da história do AZ teve Van Gaal (dir.) como obreiro Fonte: AZ
Primeiro campeonato da história do AZ teve dedo de Van Gaal (dir.)
Fonte: AZ

Era um clássico. O favorito a ganhar qualquer edição da Eredivise estava sempre entre o trio Ajax-Feyenoord-PSV e era na escolha de um dos três que casas de apostas pagavam menos por valor apostado. Não só por ser quem habitualmente erguia o título, mas também pelo fluxo de dinheiro que entrava em cada um destes nomes para vencer a Liga Holandesa.

2008/2009 não começou de forma diferente. Afinal, o PSV era tetracampeão, praticava futebol convincente e tinha melhor equipa que os rivais. O Ajax fazia um esforço para regressar ao título que lhe fugia há 5 temporadas. O Feyenoord partia por fora. Havia outros, há sempre os outros, mas nunca se pensa que os outros consigam superar os grandes. Sobretudo num país como a Holanda, que desde 1964 não tinha tido “outro” campeão além dos três referidos.

Passados 45 anos, a normalidade passou a ser relativa. O AZ Alkmaar, apesar de já ter disputado uma meia-final europeia, estava longe de ambicionar algo mais para além de uma qualificação para as provas continentais, mesmo com o reforço do corpo técnico (Louis Van Gaal assumiu o comando), porém, não só foi campeão como ainda conseguiu ser muito superior aos seus adversários, acabando a época com mais de 10 pontos de diferença para todos os rivais “directos”: Twente ficou a 11, Ajax a 12, PSV a 15 e o Feyenoord a…35!

A campanha do AZ foi, portanto, diluindo a surpresa e quando se sagrou campeão não foi um choque assim tão grande para o mundo. Porém, é mais do que assinalável e surpreendente a forma como a equipa orientada por Van Gaal se impôs às que tinham os poderes instaurados na Eredivise, quebrando um ciclo de quatro décadas.

Munir El Madaoui foi a figura da equipa, sagrando-se melhor marcador da Eredivise, com 23 tentos apontados (mais de um terço dos da equipa), mais um que Luis Suárez.

Nesta equipa, figuravam ainda nomes como os de Sergio Romero (agora no Manhcester United), Grazziano Pelle (Southampton), Mousa Dembélé (Tottenham) ou Stjin Schaars (ex-Sporting).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus reage à goleada do Al Nassr frente ao Al Zawraa: «Fizemos uma exibição excelente»

Jorge Jesus fez o rescaldo da vitória do Al Nassr frente ao Al Zawraa e mostrou-se satisfeito com a exibição do conjunto saudita.

Onde ver o Chelsea x Aston Villa da 18.ª jornada da Premier League

O Chelsea vai receber o Aston Vila no encontro referente à 18.ª jornada da Premier League. A partida vai ser disputada no dia 27 de dezembro

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.