10 Recuperações Incríveis na Era ‘Champions’

    3. Manchester United 2-1 Bayern de Munique, Final de 1998/99

    [ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=YnecJa5satA”]

    Camp Nou pode ter visto muita coisa incrível acontecer (temos um bom exemplo recente, aliás), mas nunca se esquecerá do final de tarde/noite de 26 de Maio.

    Não havia lugares de sobra para assistir a uma final entre dois gigantes da altura. O Manchester United, do qual já falamos há 3 jogos atrás, e o Bayern, construído quase mecânicamente por entre uma defesa segura por Kahn e Matthaus e um meio-campo onde Effenberg e Jeremies chegavam para as sobras de um ataque encabeçado por Mario Basler e Carsten Jancker.

    Os alemães não podiam ter um melhor começo de jogo. Aos 5 minutos Basler, de livre, traiu Peter Schmeichel e levou ao delírio os muitos alemães que viajaram até Barcelona e fazendo esmurecer o espírito de conquista do United.

    O Bayern continuou a exercer, portanto, o seu domínio, e esteve perto de o manifestar no marcador, mas Memet Scholl atirou à trave num lance que viria a ser abordado por Schmeichel alguns anos mais tarde – “Quando  a bola bateu na barra eu não estava a olhar para trás porque pensava que já tinha entrado”.

    Entrada de Sheringham foi fulcral para a reviravolta Fonte: Sportskeeda.com
    Entrada de Sheringham foi fulcral para a reviravolta
    Fonte: Sportskeeda.com

    Uns quantos minutos depois, Jancker, em plena àrea dos red devils, rematou, de costas para a baliza, e a bola teve o mesmo destino. Schmeichel, confessou, julgou-se protegido.

    Foi assim, a resistir a uma pressão sufocante, que o Manhcester United sobreviveu até ao último suspiro do tempo regulamentar. Quando bateu o minuto 90, o United ganhou um canto. Chamado à conversão, David Beckham apontou à cabeça de Peter Schmiechel. Este ganhou nas alturas, mas a bola sobrou para os jogadores do Bayern que, por sua vez, a devolveram para os pés de Ryan Giggs. Este rematou, já em desespero, para a àrea, e estava lá Teddy Sheringham a concluir o lance. 1-1.

    2 minutos depois, quando já se estava a gerir a euforia e a pensar no prolongamento, Solskjaer ganha um canto. Beckham, outra vez chamado à conversão, encontrou Sheringham, este cabeceou para a zona da pequena àrea, onde aparceu Solskjaer, a concluir o lance. 2-1.

    Em 2 minutos, o destino da Champions de 1999 ficou de pernas para o ar (como Schmeichel, na foto de capa deste artigo), e o vencedor passou a ser outro. O United das reviravoltas.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.