Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

- Advertisement -

12.

Rio 2016, Medalha de Ouro: Elaine Thompson (JAM) – 10.71 – Para muitos, foi há quatro anos que se correu aquele que deveria ser considerado o recorde olímpico dos 100 metros femininos. Depois de, em 2015, Elaine Thompson ter entrado no radar da elite do atletismo (Prata nos 200 nos Mundiais de Pequim), foi em 2016 que a jamaicana teve o seu ano de sonho, com a dupla vitória olímpica na velocidade e ambas com excelentes marcas. Nos 100 metros, os seus 10.71 segundos são a marca mais rápida alguma vez corrida em finais de Jogos Olímpicos se excluirmos a polémica Flo-Jo.

A rivalidade com Dafne Schippers que tinha-nos mostrado a holandesa no topo nos Mundiais da temporada anterior (ouro nos 200 metros e prata nos 100, atrás de Shelly-Ann), ganhou novos capítulos no Rio e ambos foram dominados por Elaine Thompson. Curiosamente, desde aí as duas têm tido dificuldades em manter acesa essa rivalidade, tendo, por exemplo, ambas falhado as medalhas nos Mundiais de Doha do ano passado.

Quem brilhou em Doha foi a atleta da geração anterior, Fraser-Pryce, que parecia já estar na fase descendente da carreira, quando foi bronze nesta final do Rio. E em Tóquio, será a vez da geração de Fraser-Pryce, a vez Thompson ou será já tempo para a geração seguinte? Promete!

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Francisco Trincão sobre a vitória sobre a Irlanda: «Acabou por ser um jogo de paciência»

Francisco Trincão falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Rúben Neves após a vitória frente à Irlanda: «Foi um golo com a vontade de Diogo Jota»

Jogador falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal teve que esperar até aos descontos para vencer a Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.

Georgiy Sudakov pode falhar o Chaves depois de sair lesionado na vitória da Ucrânia

O médio do Benfica, Georgiy Sudakov, sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o pode deixar fora do jogo frente ao Chaves.

Cristiano Ronaldo falha grande penalidade contra a Irlanda

Portugal e Irlanda estão a enfrentar-se durante este sábado, em jogo da terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.