Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

7. 

Atlanta 1996, Medalha de Ouro: Gail Devers (USA) – 10.94 – Depois de ter surpreendido o mundo nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Gail Devers tornaria-se, em 1996, na primeira atleta da história a conquistar dois ouros olímpicos na distância de 100 metros. E logo ela que nem tinha esta prova como a sua favorita!

Já muito dissemos de Devers – que sempre se considerou uma barreirista e que atingiu a glória no seu evento de eleição – os 100 barreiras – mas nunca a glória olímpica. Já sem barreiras, ficou conhecida por chegadas ao limite em finais globais, saindo sempre por cima. Foi assim quatro anos antes, quando os seus 10.82 superaram os 10.83 de Juliet Cuthbert (JAM) e os 10.84 de Irina Privalova (EUR) e foi assim nestes Jogos de 96 quando chegou à meta com os mesmos 10.94 de Merlene Ottey (JAM) e teve que, mais uma vez, aguardar os resultados para saber se venceria. A pobre Ottey nem sabia como reagir, depois de exatamente o mesmo ter acontecido três anos antes nos Mundiais de Estugarda (na altura, ambas chegaram em 10.82 à meta, com Devers a levar a vitória).

Este pode não ter sido o tempo mais rápido da história, mas estas são as finais que ficam para a história e que fazem crescer o desporto.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.