Os protagonistas nas Modalidades em 2020

    ATLETISMO

    Yulimar Rojas (Venezuela) – A venezuelana Yulimar Rojas não é das atletas mais ativas no circuito. Todos nos recordamos da temporada indoor em 2018, quando tinha zero saltos antes dos Mundiais de Birmingham e lá chegou para renovar o seu título mundial de Triplo Salto. 2020 não não foi um ano de muita competição para ninguém, ainda assim, nas quatro competições que realizou no Triplo, venceu todas. Mas claro que o seu grande feito foi alcançado logo em Fevereiro, em Pista Coberta, quando saltou 15.43 metros em Madrid! A marca tornou-se no novo recorde mundial indoor e passou também a ser a 2a melhor marca da história (ar livre e pista coberta), estando agora a apenas 7(!) centímetros do recorde mundial da ucraniana Inessa Kravetz, que dura desde 1995. Com quatro títulos mundiais (dois ao ar livre e dois em pista coberta) e uma Prata nos Jogos do Rio, Rojas tem tudo para chegar à glória olímpica já em Tóquio.

    Fonte: World Athletics

    Mondo Duplantis (Suécia) – O jovem sueco já tinha ganho o seu estatuto entre a elite da Vara há algum tempo. Batendo vários recordes de idade em categorias mais jovens, quando chegou a sénior, logo provou que não seria um daqueles casos de jovens promessas, que não vingam quando se profissionalizam. O fantástico concurso nos Europeus de Berlim, em 2018, com os seus 6.05 metros a darem-lhe o título europeu (na altura, ainda com 18 anos), provaram que tínhamos algo especial em Duplantis. Em 2019 foi Prata nos Mundiais do Qatar, mas foi em 2020 que saltou mais do que algum outro ser humano alguma vez tinha feito.

    A 8 de Fevereiro, em Torun (Polónia), bateu o recorde mundial da Vara, com um salto de 6.17 metros e uma semana depois melhorou para 6.18 em Glasgow, na Escócia. Ainda haviam os resistentes que diziam que um recorde indoor não deveria ser considerado o recorde absoluto da disciplina (hoje é oficialmente, embora também tenhamos dúvidas de que deva ser). O sueco dissipou todas as dúvidas quando em Setembro, em Roma, ainda com 20 anos, saltou 6.15 metros ao ar livre, passando essa a ser a melhor marca de sempre outdoor, feito que pertencia ao histórico Sergey Bubka desde 1994. Hoje não há dúvidas, Duplantis já está na história do desporto.

    Pedro Pires

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.