Umas breves linhas para o Pai Natal das Modalidades

    Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2022

    Querido, Pai Natal.

    Olá, Pai Natal. E cá estamos, mais um ano. E que bem estamos. Mais uma vez, tentaste corresponder aos nossos pedidos do ano passado, e acho que o fizeste muito bem.

    Antes de começar esta carta, diria que este ano foi mais um ano de desafios. Mais um ano em que, apesar da situação da COVID-19 ter sido regularizada (ou seja, digamos que pudemos viver um pouco a vida de forma que vivíamos antes da pandemia), este ano não deixou de ser difícil, principalmente para as famílias ucranianas que tiveram de fugir do seu país à conta da guerra que se travou desde o início do ano. A eles, Pai Natal, dá-lhes uma palavra de apreço e de força, porque, neste tempo de espírito natalício, todos precisamos de um pouco de esperança e fé. E que 2023 seja sinónimo disso.

    Mas, bem, Pai Natal, antes de formalizar os nossos pedidos, porque não começar pelos grandes feitos dos portugueses este ano?

    Olha só, Pai Natal. Chegamos à final do Mundial de Hóquei em Patins. Não vencemos, mas podemos estar orgulhosos do nosso percurso e da nossa seleção. Em falar em Seleção, Portugal passou à próxima fase do Mundial de Rugby pela primeira vez. Estamos sempre a escrever História!

    No que toca aos Desportos Motorizados, Miguel Oliveira venceu duas corridas este ano. Este menino é o rei da chuva, não concordas? O António Félix da Costa venceu a WEC na categoria da LMP2 e o Henrique Chaves venceu a corrida mais mítica da Resistência, as 24 Horas de Le Mans, na categoria da LMGTEAM. Mas que artistas temos por esse mundo fora, certo?

    Ainda há mais, Pai Natal. O Gustavo Ribeiro tornou-se campeão Mundial de Skate (Street League); no Ciclismo de Pista, Iúri Leitão, Maria Martins e o Ivo Oliveira representaram-nos da melhor forma, onde o Iúri foi campeão na prova de «scratch» no Europeu e a Maria e o Ivo foram bronze no Mundial. No Atletismo, Pedro Pichardo foi ouro no triplo salto e a Auriol Dongmo foi vice-campeã no lançamento de peso.

    Lembrar-te ainda do «brilharete» dos nossos atletas paralímpicos por esse mundo fora. Pois é, Pai Natal, o André Ramos foi ouro no Mundial de Boccia, e assim, foi mais uma primeira vez para Portugal. Os nossos atletas da Natação Adaptada (Síndrome de Down) também venceram 32 medalhas no Mundial de Natação. 32 medalhas. Já viste?

    Bem, Pai Natal, este foi só um exemplo daquilo que conquistamos durante este ano. Mas, claro que houve mais. Houve mais que não precisou de envolver medalhas, títulos ou troféus, porque o esforço e a dedicação é também uma conquista de cada um dos nossos atletas, que todos os dias se esforçam para serem melhores naquilo que fazem e para nos representarem da melhor maneira. A eles, Pai Natal, diz-lhes que podem continuar a dar o seu melhor, porque nós, portugueses, só temos orgulho e tentamos demonstrá-lo a acompanhar tudo o que eles fazem nas nossas modalidades.

    No panorama internacional, não faltaram surpresas e conquistas. Por exemplo, o Max Verstappen foi novamente campeão na Fórmula 1; o Pecco Bagnaia conquistou o Mundial de MotoGP pela primeira vez na carreira; os Golden State Warriors foram campeões na NBA pela sétima vez no seu palmarés; entre muitos mais. Muitos mais que continuarão a lutar para manterem estes títulos e lutarem por muito mais.

    Pai Natal, após te ter falado das nossas conquistas durante este ano, é a altura de te pedir as prendas para 2023.

    Para o ano, será ano de muitos campeonatos, muitas provas, muitos Europeus e Mundiais, pois, é o ano anterior aos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris.

    Assim, peço-te para apoiares os nossos atletas que vão defrontar as maiores adversidades e dar tudo o que têm para dar para estar no caminho certo rumo aos Jogos Olímpicos. É o sonho de qualquer atleta, portanto, dá-lhes essa força! O mérito é todo deles.

    Desde os Mundiais de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Canoagem, Skate e Surf, e ainda de Ginástica Rítmica, Vela, e muito mais, vamos ter muito com que ver para 2023, para além dos campeonatos regulares. Portanto, Pai Natal, peço-te para que digas aos nossos atletas para darem o seu melhor, e qualquer que seja o resultado, sabemos sempre uma coisa: vamos ficar orgulhosos de qualquer das maneiras.

    Por fim, Pai Natal, mas não o menos importante, traz-nos a todos saúde, paz, fé e esperança, para que possamos vencer as adversidades e os tempos difíceis que se poderão avizinhar em 2023, mas, sempre com um sorriso no rosto. E claro, venha daí essas modalidades e todos esses campeonatos para apoiarmos os nossos atletas! Aqui, ficaremos bem à espera.

    Um obrigada, Pai Natal, na esperança que vejas esta carta que te escrevo e que possas recolher os nossos pedidos.

    Um Feliz Natal para todos, em nome da equipa das Modalidades do Bola na Rede.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Carlos Pereira segue os passos de Villas-Boas e é candidato à presidência do Marinhense

    João Carlos Pereira, treinador de futebol, oficializou esta sexta-feira...

    Zinédine Zidane a um passo de regressar ao ativo

    Zinédine Zidane vai ser o novo treinador do Bayern...

    Matheus Pereira, ex-Sporting, confessa que se tentou suicidar

    Matheus Pereira representou o Spoting e o Chaves, em...

    A incrível temporada do Brest

    O Stade Brestois (ou Brest) é um clube francês...
    Angelina Barreiro
    Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.