Top 10: Reviravoltas Portistas

1. (2013) Porto – Benfica (2-1): De ajoelhar!

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_
Fonte :http://1.bp.blogspot.com/

Ponderei sobre qual o jogo que mereceria o primeiro lugar das reviravoltas portistas de que tenho memória, e pesando todos os factores pareceu-me que a escolha mais óbvia seria esta!

Faltam duas jornadas para acabar o campeonato, o Benfica está em primeiro e uma vitória portista colocaria os azuis e brancos no topo. O campeonato foi festejado pelos benfiquistas na Madeira frente ao Marítimo mas o jogo contra o Estoril na Luz deixou tudo em aberto. No entanto, os encarnados têm a possibilidade de serem campeões no nosso estádio, na nossa casa… A outra opção seria dramática, um golpe de teatro, a reviravolta na tabela classificativa. Ora, aconteceu! Talvez não tenha sido golpe de teatro mas uma daquelas situações de filme de sábado à tarde em que reviramos os olhos enfadados e exclamamos: “Típico, o herói salvou o dia no último minuto!”.

Lima abriu o marcador para os de Lisboa e deixou a sensação de que o objectivo do campeonato começava a ficar longe. Os portistas não são equipa em que se possa confiar e uma boa reacção não era garantida. A verdade é que os Dragões não reagiram mal ao golo sofrido e Maxi Pereira acabou por marcar um auto-golo depois de jogada pela ala esquerda do ataque portista. Estava tudo empatado mas o jogo parecia demasiado encaixado e os azuis e brancos pareciam estar com poucas ideias para virar a partida a seu favor. As três substituições de Vítor Pereira – que apostou tudo na vitória – foram Defour, Kelvin e Liedson. Daqui dá para perceber que o plantel portista não era muito bom e era inferior ao do Benfica. Mais uma vez lembro a sensação de filme de sábado à tarde: a bomba está quase a detonar, faltam uns meros segundos e o herói tem de cortar um fio. O mais óbvio é o vermelho, está ali bem visível e parece ser essa a escolha certa, mas no último segundo corta o preto, pouco óbvio, e desativa o engenho. Ora a vitória portista surgiu aos 92’ numa jogada em que Liedson, na esquerda, passa a bola a Kelvin e este de fora da área faz golo – o fio mais improvável salvou-nos! Não foi o último jogo do campeonato mas foi o jogo que deu o título. A improbabilidade e as circunstâncias são o que tornam certos momentos únicos e épicos. E naquela noite de 11 de Maio de 2013, num jogo de campeonato que parecia uma final entre dois rivais históricos, as improbabilidades uniram-se e deixaram o estádio a 1000 graus Kelvin. Nem Jesus escapou à fúria que é sensação de golo no último minuto.

Não foi o único a ajoelhar-se; milhões de pessoas agradeceram e maldisseram a todas as divindades, inflamados pela antítese de sensações que é um golo para quem o marca e para quem o sofre.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.