📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogos Olímpicos | As 12 finais de 100 metros que tens que rever

- Advertisement -

9.

Pequim 2008, Medalha de Ouro: Usain Bolt (JAM) – 9.69 – É para muitos a final mais memorável da história. Para alguém nascido no final dos anos 80 ou nos anos 90, existirão poucos momentos que tenham sido mais marcantes que aqueles 30 metros finais de Usain Bolt, abrandando bastante, para um recorde mundial à época.

Muitos acreditam – incluindo o seu técnico Glen Mills – que o jamaicano poderia ter atingido uma marca bem mais impressionante (9.52 é o que Mills acredita que teria sido possível), mas Bolt sempre disse que isso são suposições e que foi uma reação espontânea de contentamento ao perceber que a vitoria era sua. Tendo chegado a Pequim como o novo recordista mundial – tinha corrido em 9.72 em Nova Iorque no final de Maio – era já o grande favorito à conquistar do título olímpico, mas foi aí, em Pequim, que o mundo todo o ficou a conhecer e não mais esqueceu um nome que ficará para sempre nos anais da história do desporto. Não desfazendo a importância do recorde de Nova Iorque, há vários exemplos de atletas com recordes que não conseguiram transformar isso em títulos (hello Asafa!). Bolt começou a construir a lenda em Pequim e de uma forma completamente avassaladora, sem dar margem para dúvidas.

Apesar da enorme superioridade, Bolt não era um atleta que deixava as mesmas interrogações de Flo-Jo. Embora nunca tenha apostado fortemente nos 100 metros e por isso não tenha tido grandes registos em escalões jovens; aos 15 anos, Bolt, já se havia tornado no mais novo campeão mundial júnior da história dos 200 metros. Em 2002 e 2003 foi o vencedor do prémio Rising Star da IAAF, que distingue as grandes promessas mundiais, sendo sempre um nome sob olhares muito atentos. 2008 foi o ano em que os resultados seniores começaram a aparecer para aquele que viria a terminar a carreira como o velocista mais consagrado da história.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Prémio Puskás viaja para a Argentina com bicicleta monumental de Santiago Montiel

Santiago Montiel conquistou o galardão de melhor golo do ano graças a um pontapé de bicicleta executado de fora da área.

Ousmane Dembélé vence prémio FIFA The Best 2025 para melhor jogador do mundo.

A FIFA revela esta terça-feira os vencedores do FIFA The Best 2025. Ousmane Dembélé venceu o prémio para melhor jogador do mundo.

Eis todos os vencedores do FIFA The Best 2025

A FIFA revela esta terça-feira os vencedores do FIFA The Best 2025. Conhece todos os galardoados na gala desta noite.

Jorge Silas antevê Benfica: «José Mourinho é o melhor treinador português da história. Não há ninguém que se compare a nível de títulos»

Jorge Silas fez a antevisão do Farense x Benfica. Treinador admitiu alguma gestão nos oitavos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto regressa aos treinos com 2 boas notícias e uma novidade da equipa B nos eleitos de Francesco Farioli

Depois da vitória diante do Estrela da Amadora, o FC Porto voltou aos trabalhos. Gabri Veiga e Alan Varela treinaram sem problemas.

AVS SAD prepara-se para demitir João Pedro Sousa e contratar 3º treinador da época… em dezembro

O AVS SAD vai demitir João Pedro Sousa. O treinador português durou 10 jogos e deverá ser substituído por João Henriques.

Crystal Palace prepara revolução e aponta treinador espanhol ao lugar de Oliver Glasner

Oliver Glasner recusou a renovação de contrato e o Crystal Palace e o clube vira-se agora para Espanha. José Bordalás é o eleito para a próxima época.