SL Benfica | Um 11 feito de novelas de mercado

PONTA DE LANÇA

John Dahl Tomasson – Nome de respeito no futebol europeu, campeão da Taça UEFA pelo Feyenoord em 2001-02 e recrutado pelo AC Milan logo a seguir, Jon Dahl Tomasson passaria em San Siro três intermitentes épocas: na última, cumpriria os 90 minutos apenas cinco vezes em 30 participações, derivado da competição apertada com Shevchenko ou Pippo Inzaghi.

O SL Benfica, recém-campeão português, iniciava 2005-06 com aspirações europeias. Trapattoni tinha saído e para o seu lugar tinha sido recrutado Ronald Koeman. A pré-época encheu-se de grandes jogos, como aquele contra a Juventus FC ou o de apresentação, frente ao Chelsea FC de José Mourinho. Luís Filipe Vieira, com intenções de tornar a festa ainda mais grandiosa, prometia apresentar dois craques mundiais. Um deles era Léo, lateral do Santos FC, e o outro seria Jon Dahl Tommasson. Faltava confirmar o segundo.

Foi uma semana muito atarefada para José Veiga, a que principiou a 11 de julho, sábado. O jogo com o Chelsea FC era a 17, domingo, portanto a contratação do avançado dinamarquês era uma corrida contra o tempo: Galliani, chefe-executivo do AC Milan, pedia 5 milhões de euros pelo passe do jogador, valor incomportável para o SL Benfica, que pensava noutro tipo de manobras financeiras que se tinham de moldar também ao salário principesco – 3,5 milhões por época.

A operação foi avançando a bom ritmo, chegou-se a acordo total com o clube italiano a 14, terça feira, por valores a rondar os 3 milhões de euros. Faltava acordo com o jogador e Galliani determinou sábado como prazo final para os benfiquistas: depois disso, seriam ouvidas outras propostas.

Paralelamente, Trappatoni, agora treinador do Estugarda, não se tinha esquecido de Liedson e procurava substituto para Kevin Kuranyi, de malas feitas para Gelsenkirchen (Schalke 04). O avançado leonino tinha sido o melhor marcador do campeonato ganho pelo técnico, com 25 golos, tendo ajudado o Sporting CP a alcançar a final da UEFA – era, portanto, peça invejada por toda a Europa.

O técnico tentou usar a sua influência para convencer os antigos rivais, mandou o Estugarda oferecer 8 milhões pelo ‘Levezinho’ – mas o Sporting foi intransigente no seu “não”.

É aqui que se dá o golpe de teatro. O SL Benfica continuava sem conseguir convencer Tomasson, que hesitava, matreiro, esperando outras propostas de campeonatos mais vistosos (era ano de Mundial e não convinha perder o comboio da seleção). Juntou-se a fome à vontade de comer: no sábado, 16, rebenta a bomba – Trapattoni, resignado com a nega de Liedson, roubava Jon Dahl ao SL Benfica pelos mesmos 8 milhões oferecidos ao Sporting CP.

Todos os envolvidos satisfeitos menos o SL Benfica que, no jogo com o Chelsea FC, apresentou Léo e… mais ninguém. O avançado de classe internacional pretendido chegaria em cima do fecho de mercado, um gigante de 1,68m de altura emprestado pela Juventus FC. Chamava-se Fabrizio Miccoli.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Como está o Ranking UEFA depois do empate entre o Benfica e o Fenerbahçe na Champions League?

O Benfica empatou 0-0 com o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Já é conhecido o Ranking UEFA desta quarta-feira.

Pavlidis analisa Fenerbahçe x Benfica e ainda diz: «Temos de ser mais agressivos e criativos no ataque»

O Benfica empatou 0-0 com o Fenerbahçe na primeira mão do playoff da Champions League. Bruno Lage já reagiu ao desfecho.

Arsenal ganha corrida ao Tottenham e fecha jogador por pacote de 70 milhões de euros

O Arsenal garantiu a contratação de Eberechi Eze ao Crystal Palace. Gunners ganham assim corrida ao Tottenham pelo jogador.

A opinião de Bruno Lage sobre o empate do Benfica com o Fenerbahçe

O Benfica empatou 0-0 com o Fenerbahçe na primeira mão do playoff da Champions League. Bruno Lage já reagiu ao desfecho.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «Uma equipa que quis empatar e empatou e uma equipa que quis ganhar mas não teve qualidade para isso»

O Fenerbahçe empatou 0-0 com o Benfica na primeira mão do playoff da Champions League. José Mourinho já reagiu.

Samuel Dahl já pensa na Luz: «Queremos ganhar. É o objetivo e a mentalidade sempre»

O Benfica empatou 0-0 com o Fenerbahçe na primeira mão do playoff da Champions League. Samuel Dahl reagiu ao desfecho.

Além do Benfica, como ficaram os outros jogos da Champions League?

A Champions League voltou a jogar-se esta quarta-feira. Benfica empatou com o Fenerbahçe. Fica com todos os resultados do dia.