SL Benfica | Um 11 feito de novelas de mercado

    AVANÇADO/EXTREMO ESQUERDO

    Robinho – 27 de outubro de 2004. O Record anunciava que o SL Benfica, por intermédio de José Veiga, tinha chegado a acordo com o Santos FC para a transferência da sua maior pérola, tendo inclusive recusado uma proposta de 20 milhões de euros do PSV por, supostamente, não ser do agrado do jogador prosseguir carreira na Eredivisie.

    Os encarnados, à semelhança do negócio Luisão, garantiriam apenas uma percentagem do passe – sendo o resto assegurado por um fundo. Do Brasil, vinham notícias que apontavam a um modelo de negócio em tudo semelhante ao praticado na contratação de Ramires uns anos depois, com o jogador a fazer uma época de ambientação à Europa antes de seguir para Londres, onde o esperavam os responsáveis do Chelsea FC.

    Robinho era uma das principais figuras do grande Santos campeão brasileiro em 2002 e finalista da Libertadores em 2003, junto de outros craques como Diego, Léo ou o capitão Paulo Almeida – que entretanto já estava na Luz, o lateral chegaria no ano seguinte – sendo dos últimos a manter-se no Vila Belmiro, retardando a sua saída à procura do contrato perfeito.

    A histeria em volta da história foi tanta que chamou à atenção do Real Madrid CF, que se intrometeu e provocou a queda do acordo entre lisboetas e paulistas, como reconheceu o jogador em 2020.

    “É verdade. O Benfica foi um dos primeiros clubes a fazer-me uma proposta, quando eu tinha 20 anos e jogava no Santos. Antes de chegar ao Real Madrid, quase fui jogador do Benfica! Esperei um pouco, depois apareceu o Real Madrid. Com todo o respeito pelo Benfica, mas o Real Madrid naquele momento era um clube com maior visibilidade. Eu cheguei até a estudar o Benfica, a olhar o número de adeptos, de benfiquistas. O Benfica tem uma “torcida” muito grande em Portugal, mas acabou por não dar certo”.

    Em 2010, nova aproximação: desta vez já Robinho era estrela internacional, jogador do Manchester City FC. O salário era incomportável para aquele SL Benfica e o jogador seguiu então até Milão, para representar o AC Milan.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.