Ott Tanak, o mais recente vencedor no WRC

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesOtt Tanak venceu e convenceu na Sardenha. O piloto da M-Sport finalmente conseguiu a sua primeira vitória. Tinha apostado no terceiro lugar para o estoniano, mas não vou mentir que fico muito satisfeito com a vitória, pois é um piloto que aprecio muito, sendo que este ano está a demonstrar uma consistência fantástica, tendo quatro pódios em sete ralis e nos três ralis que falhou o pódio dois deles terminou em quarto.

Tanak fez a sua primeira temporada regular no WRC em 2010, então no programa da Pirelli em que os pilotos conduziam o Mitshubishi EVO X e desde aí foi presença assídua no WRC tirando em 2013, ano em que não fez nenhum rali. Agora aos 29 anos venceu o seu primeiro rali, quando o ano passado na Polónia, precisamente o próximo rali esteve muito próximo de o fazer, mas um furo na penúltima especial deitou tudo a perder e teve de se contentar com o segundo lugar. Esta vitória tem ainda o condão de tornar o Fiesta WRC de 2017 o carro mais vencedor até agora (três em sete) e de ser a única equipa a já ter tido dois pilotos a vencer (Tanak e Sebastian Ogier). No entanto Ogier ficou apenas em quinto, uma resultado mau para o francês, mas que consegue manter a liderança do campeonato de forma confortável, destaque para Tanak que subiu a terceiro da classificação.

Kries Meeke borrou a pintura, mais uma vez, na Sardenha, quando liderava o rali. Mais um péssimo resultado que o faz passar de líder da Citroen a dispensado, pelo menos na Polónia, indo a equipa levar Andreas Mikkelsen no seu lugar. O piloto norueguês teve uma exibição muito discreta na ilha italiana sendo apenas oitavo. Apesar de ser a sua estreia no C3 WRC esperava mais, vamos a ver como se porta na Polónia.

Lappi foi quem mais me surpreendeu na Sardenha Fonte: Esapekka Lappi
Lappi foi quem mais me surpreendeu na Sardenha
Fonte: Esapekka Lappi

A Toyota esteve excelente na Sardenha, tenho colocado os seus três pilotos nos seis primeiros lugares, com Juho Hanninen a perder o quinto lugar na última especial, depois de mais um problema com o seu Yaris WRC. Jari-Matti Latvala foi segundo, numa muito boa exibição e Esapekka Lappi terminou em quarto, o que assumo me surpreendeu, não por não saber a qualidade do piloto, mas sim por ser o seu segundo rali com um WRC.

Por fim a Hyundai de Thierry Neuville, que terminou no lugar mais baixo do pódio. Este foi provavelmente o pior rali da temporada para os coreanos, apesar de terem conseguido mais um ponto que em Monte Carlo e Suécia. Só o belga chegou aos pontos, com Hayden Paddon a desistir quando chegou a liderar até um erro amador, como o próprio assumiu e Dani Sordo terminou em 12º.

Para a Polónia tenho muitas dúvidas na minha aposta. Será mais um rali de terra, como a grande maioria até agora. Vou apostar na vitória de Thierry Neuville, o segundo lugar de Sebastien Ogier e a fechar o pódio o vencedor da Sardenha, Ott Tanak.

Foto de Capa: Ott Tanak

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez já elogia a Colômbia: «É uma equipa espetacular»

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. Seleção Nacional volta a entrar em campo nesta terça-feira pelas 18h00.

Roberto Martínez rendido a Cristiano Ronaldo: «Tem uma fome incrível de continuar a melhorar e de ajudar o grupo»

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. Seleção Nacional volta a entrar em campo nesta terça-feira pelas 18h00.

Roberto Martínez garante: «São já 22 dias de trabalho e o barulho não entra no balneário»

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. Seleção Nacional volta a entrar em campo nesta terça-feira pelas 18h00.

Roberto Martínez confirma baixa para o Portugal x Uzbequistão

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. Seleção Nacional volta a entrar em campo nesta terça-feira pelas 18h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem de dar | Portugal x Uzbequistão

Depois de um início quase catastrófico, Portugal procura a sua primeira vitória no Mundial 2026, numa semana marcada por várias polémicas

Os números de Lionel Messi, a chuva a quem Kylian Mbappé não deu tréguas e o fenómeno Erling Haaland – Diário do Mundial 2026...

Dia de vitórias dos favoritos e com exibições de luxo. França e Noruega no Grupo H e Argentina e Argélia no Grupo J, venceram no Mundial 2026.

Lista atualizada: eis as 4 seleções já eliminadas do Mundial 2026

A Jordânia está eliminada do Mundial 2026. Asiático são a quarta seleção a ver confirmado o afastamento da competição.