Modalidades: O Melhor de 2019

ANDEBOL

A Figura do Ano – Masculino

Fonte: Federação de Andebol de Portugal

Seleção Nacional Portuguesa – Depois de uma seca de 14 anos, a seleção nacional de andebol masculino carimbou um lugar do Campeonato da Europa de 2020.

Depois de várias tentativas, este foi o ano em que os atletas portugueses assumiram a responsabilidade e atingiram o tão esperado apuramento, conseguindo pelo caminho uma vitória histórica frente à seleção Francesa em Guimarães por 33-27.

A Figura do Ano – Feminino

Fonte: IHF

Seleção Holandesa – A Seleção Holandesa sagrou-se campeão do mundo em dezembro e foi a verdadeira surpresa do ano ao conseguir o seu primeiro título mundial depois de bater a Espanha na final.

Depois de quatro vitórias e uma derrota na fase de grupos, a seleção foi inserida no Grupo 1 onde passou em segundo lugar com três vitórias e duas derrotas, bateu a Rússia na meia-final e por fim venceu a Espanha com um golo no último segundo fruto de um livre de sete metros.

Para além do título coletivo, Lois Abbingh foi a melhor marcadora e Estavana Polman foi a melhor jogadora da competição.

O Momento do Ano

A qualificação para o Campeonato Europeu de Andebol – Este foi um ano de grande sucesso para o Andebol Português em geral, o que poderia dificultar um pouco esta escolha. Várias equipas portugueses tiveram prestações brilhantes em competições europeias, muitos jogadores portugueses tiveram em grande nas suas equipas, mas há um momento impossível de superar: a qualificação para o Campeonato Europeu de Andebol.

Já se passaram treze desde a última presença num Europeu ou num Mundial, um número que para muitos é de azar, mas que para Portugal foi de sorte. O caminho foi complicado e feito de altos e baixos, mas conseguimos, finalmente, voltar ao topo do Andebol Europeu. De vários momentos excelentes, há um que tem de ser destacado: a vitória frente à França em Guimarães, que foi o catalisador para esta qualificação. Sem esta vitória histórica e épica muito provavelmente não estaria, neste momento, a escrever estas palavras.

Fábio Dias Costa, Pedro Palma & Leonardo Costa Bordonhos

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.